Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
OBRAS DA COPA DO MUNDO
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Avenida da FEB será interditada para construção do VLT

Confira desvio oficial montado pelo Consórcio responsável pelas obras

Thiago Bergamasco/MidiaNews

Obras para construção da Trincheira do KM Zero causam interdição na Avenida da FEB

Obras para construção da Trincheira do KM Zero causam interdição na Avenida da FEB

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Mais uma interdição para realização de obras da Copa do Mundo deverá ser feita, a partir do próximo final de semana. Desta vez, na Avenida da FEB, em Várzea Grande, na área metropolitana de Cuiabá.

De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), precisará bloquear totalmente o trânsito para dar continuidade às obras de construção das trincheiras do KM Zero e da Avenida Dom Orlando Chaves/Cristo Rei.

As obras de mobilidade fazem parte do pacote VLT e foram paralisadas temporariamente, por decisão da Justiça Federal, em caráter liminar, a pedido do Ministério Público.

Na sexta-feira (17), as obras foram retomadas, por determinação do juiz federal Julier Sebastião da Silva.

Durante toda esta semana, o consórcio estará realizando o cadastramento dos comerciantes que terão os lojas diretamente afetados pelas obras na avenida.

Eles serão notificados da interdição e caberá ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), estudar algum tipo de compensação pelos eventuais prejuízos causados pela falta de movimento na via.

Depois de feita essa relação, a Avenida da FEB deverá ter o trânsito totalmente bloqueado no sentido que liga a Cidade Industrial à Capital, e os motoristas deverão fazer uso do desvio oficial montado pelas empresas que compõem o consórcio.

A pista que faz o tráfego contrário, de Cuiabá para Várzea Grande, continuará liberada para uso.

Segundo informações da Secopa, o Consórcio VLT Cuiabá disponibilizará uma faixa de circulação no sentido que estará bloqueado, para o tráfego exclusivo dos ônibus. Isso porque, caso o transporte coletivo também desvie a sua rota, os usuários serão muito prejudicados.

A mesma medida poderá ser adotada nas demais avenidas da Capital, como Fernando Corrêa da Costa e Historiador Rubens de Mendonça, que também terão obras do VLT.

Desvio

O consórcio definiu como rota de desvio que os motoristas sigam pela Avenida 31 de Março até a Rua Isabel Pinto, seguindo nessa via até o encontro com a Avenida Dom Orlando Chaves, no bairro Cristo Rei.

Em seguida, os motoristas deverão acessar o trecho da Avenida Sebastião Oliveira-Doutor Paraná, que dá acesso à Ponte Sérgio Mota.

Quem quiser retornar à Avenida da FEB, deverá seguir pela Alameda Júlio Müller, às margens do rio Cuiabá. Aqueles que quiserem seguir para Cuiabá poderão acessar a Avenida Beira-Rio, pela Ponte Sérgio Motta.

Obras

Com previsão de entrega para dezembro deste ano, a Trincheira do Km Zero terá 384 metros de extensão e deverá ser erguida no entroncamento das avenidas 31 de Março/Ulisses Pompeo de Campos com as avenidas João Ponce de Arruda/FEB, onde hoje se localiza a rotatória de mesmo nome.

A obra será composta por duas faixas de circulação por sentido, para o tráfego geral, e uma via central, para circulação permanente do VLT.

As intervenções no local começam pela sinalização horizontal e vertical, com tratamento das vias e adequações dos canteiros.

Outra trincheira também será erguida na Avenida da FEB, no trevo que dá acesso ao bairro Cristo Rei, entroncamento com a Avenida Dom Orlando Chaves.

A Trincheira Cristo Rei/Dom Orlando Chaves terá 337 metros e tem conclusão prevista para janeiro de 2013.

As obras para construção da rótula do Cristo Rei, feita em concreto, começam em agosto e devem ser finalizadas até novembro de 2013.

Essas duas obras pertencem ao Eixo 1 do VLT, que faz o trajeto Aeroporto-CPA.

VLT

O consórcio VLT Cuiabá é formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda., que venceu a licitação com a proposta de R$ 1,477 bilhão.

No contrato, está prevista a construção dos 22,2 quilômetros de trilhos, 33 estações e três terminais de integração, além da implantação do material rodante e construção de 12 obras de arte especiais (viadutos, trincheiras e pontes), entre outras intervenções.



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2 Comentário(s).

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Gustavo Aguiar  23.08.12 16h08
Por que diabos esses responsáveis pela obra (SECOPA) não coloca gente pra trabalhar 24 horas, 3 turnos de funcionários, com certeza andaria mais rápido com certeza.
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Marcelo  23.08.12 08h39
Primeiro ponto... eu sou muito burro, e diante de tamanha burrice, gostaria de tentar entender uma situação: -Não seria mais correto estes intelectuais da Secopa terem programado as obras da FEB após a duplicação da Estrada da Guarita estar concluída, para que nós mortais que temos que nos deslocar de um lado para outro não tivéssemos que passar por tantos transtornos??
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