LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Avenida da FEB, a principal artéria no sistema viário de Várzea Grande, será interditada em dois novos trechos, antes do final de ano.
A medida é necessária, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), para ampliação do canteiro de obras da Trincheira do KM Zero e para preparação da avenida para a implantação da via permanente do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Ao
MidiaNews, o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni, explicou que a interdição foi dividida em três etapas. A primeira foi o bloqueio da Avenida da FEB quando a via se encontra com Avenida João Ponce de Arruda, no sentido Cuiabá-Aeroporto.
“Já começamos as escavações da trincheira e, para escavar a outra parte e fazer o estaqueamento, precisamos fechar a rua localizada ao lado da Casa de Freios. Agora, os carros que seguem em direção ao aeroporto, precisam entrar na Avenida Ulisses Pompeo de Campos e, em seguida, retornar à Avenida João Ponce de Arruda”, disse.
Thiago Bergamasco/MidiaNews
|
 |
Assessor da Secopa, Rafael Detoni: motoristas irão utilizar dois novos desvios para seguir para o aeroporto
|
Segunda etapaCom o avanço das obras, a Avenida João Ponce de Arruda precisará ser totalmente bloqueada, na pista que segue em direção ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon.
Segundo Detoni, a via passará por intervenções de alargamento da pista e do canteiro central, implantação da via permanente do VLT e construção de passeio público.
“O bloqueio do trânsito nessa segunda etapa será feito no trecho que vai da Casa de Freios até o aeroporto”, explicou.
O Consórcio VLT Cuiabá montou o desvio que será usado pelos motoristas nesse trecho e o projeto já foi aprovado pela Prefeitura de Várzea Grande. Quando a interdição for feita, os motoristas deverão seguir pela Avenida da FEB, pegar a Avenida Ulisses Pompeo de Campos e voltar para a Avenida João Ponce de Arruda.
Na bifurcação da via com a Avenida Couto Magalhães, os motoristas deverão seguir por essa segunda via, uma vez que a João Ponce estará interditada. Em seguida, os motoristas deverão virar à esquerda na Rua Clóvis Hugueney, seguindo até à Avenida Filinto Muller.
“Nessa avenida, os motoristas irão dobrar à esquerda novamente, retornando ao aeroporto. O desvio será como um triângulo”, explicou Detoni.
Finalizada essa etapa, será a vez da pista contrária da Avenida João Ponce de Arruda ter o trânsito bloqueado.

"O caminho é mais longo, mas não tem tanto impacto de cruzamentos e semáforos, não é congestionado ou difícil. Vamos pegar esse período de final de ano. Então, as pessoas que vão viajar precisam sair mais cedo para irem para o aeroporto", afirma assessor da Secopa
AlternativaDetoni propôs ao consórcio e ao Município para que a Rua Pedro Pedrossian, localizada no início da Avenida Couto Magalhães (próximo à Todimo), tenha o sentido invertido provisoriamente, para que os motoristas sigam por ela até à Avenida Filinto Muller.
A proposta foi feita porque a rua é mais larga e comporta um número maior de veículos do que a Rua Clóvis Hugueney, evitando, assim, um congestionamento maior para quem segue em direção ao aeroporto. A alteração no desvio, porém, ainda está sendo analisada pelo Município.
Detoni ressaltou que, apesar do caminho ser mais longo e demandar um tempo maior para as pessoas que possuem voos marcados, o desvio é fácil.
“O caminho é mais longo, mas não tem tanto impacto de cruzamentos e semáforos, não é congestionado ou difícil. Vamos pegar esse período de final de ano, então as pessoas que vão viajar precisam sair mais cedo para irem para o aeroporto. Agora, a população vai utilizar desvios para ir e para voltar do aeroporto”, afirmou.
Terceira etapaCerca de dez dias depois de feito o segundo bloqueio para as obras da trincheira da Avenida da FEB, uma nova interdição será feita pelo Consórcio VLT Cuiabá na via, a fim de dar continuidade à construção da trincheira.
Assim, o trânsito que hoje vem pela Avenida da FEB em direção ao aeroporto será desviado para dentro do bairro Jardim Potiguar. Todo o trecho será devidamente sinalizado, segundo o assessor, levando os motoristas novamente à Avenida Ulisses Pompeo de Campos, onde eles deverão seguir pelo trajeto do segundo desvio.
“O trânsito será desviado para o Jardim Potiguar pela rua ao lado do Shopping Fórmula. Essa interdição será mantida ate o final da obra”, disse.
Os mapas dos novos desvios ainda serão disponibilizados pela Secopa.
A obraA Trincheira do KM Zero se trata de uma das 12 obras previstas para serem erguidas ao longo dos dois eixos do VLT, em Cuiabá e Várzea Grande.
Atualmente, os trabalhos estão concentrados no canteiro central e no seu entorno, com a remoção de interferências e criação de infraestrutura dentro da área da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), para retirada de uma adutora que passa pelo local.
Thiago Bergamasco/MidiaNews
|
 |
Obras do VLT: Trincheira do KM Zero começou a ser construída em agosto deste ano
|
Prevista para ser entregue em dezembro deste ano, a trincheira do Km Zero deverá ter 384 metros de comprimento e 24 metros de largura. A obra será composta por duas faixas de circulação por sentido, para o tráfego geral, e uma via central, para circulação permanente do VLT.
A trincheira está sendo construída no entroncamento das avenidas 31 de Março/Ulisses Pompeo de Campos com as avenidas João Ponce de Arruda/FEB e faz parte do Eixo 1 do VLT, que compreende a ligação entre o Aeroporto Marechal Rondon e a região do CPA, em Cuiabá.
A obra foi iniciada em agosto deste ano e já foi suspensa por duas vezes, por decisões judiciais.
VLTO consórcio VLT Cuiabá é formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda., que venceu a licitação com a proposta de R$ 1,477 bilhão.
No contrato, está prevista a construção dos 22,2 quilômetros de trilhos, 33 estações e três terminais de integração, além da implantação do material rodante e construção de 12 obras de arte especiais (viadutos, trincheiras e pontes), entre outras intervenções.