LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Mais duas intervenções irão ocorrer na Avenida Miguel Sutil, ao longo da próxima semana, em função do início das obras de construção das trincheiras Jurumirim e Verdão.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), os motoristas vão precisar redobrar os cuidados na Perimetral, a partir do dia 3 de junho, quando então ocorrerá a interdição total da rotatória que dá acesso ao bairro Santa Isabel.
A interrupção é necessária para que seja dado início às escavações para construção da trincheira do Verdão, que terá 460 metros de extensão e promete ser uma das intervenções mais importantes para o trânsito, durante o Mundial de 2014.
A obra é de responsabilidade da empresa Ster Engenharia e está orçada em R$ 19,9 milhões (com ICMS).
A trincheira será construída no cruzamento da Avenida Agrícola Paes de Barros com a Rua da Fé e tem prazo de conclusão de um ano. O objetivo é desafogar o trânsito no local, durante os horários de pico.
Durante os próximos 90 dias, o trânsito estará totalmente bloqueado entre a rotatória do bairro Cidade Alta e a rotatória do bairro Verdão, totalizando 560 metros de extensão.
A empresa também será responsável pelas adequações a serem feitas no trecho compreendido entre a Avenida General Ramiro de Noronha e a Rodovia Mário Andreazza, que soma 2,32 km.
As obras de drenagem que visam à construção da trincheira já tiveram início, com o bloqueio parcial da pista em sentido Várzea Grande-Cuiabá, nas proximidades do Círculo Militar até à Avenida General Ramiro de Noronha (Jardim Cuiabá), totalizando 440 metros de trânsito restrito. Ao todo, essa intervenção deve durar 30 dias.
Desvios
Divulgação
|
 |
Para os motoristas que estiverem no sentido Várzea Grande-Cuiabá, o desvio será realizado pela rua Dom Luis Castro Pereira, entrando à esquerda na Av. Agrícola Paes de Barros até atingir a Avenida Miguel Sutil.
No sentido contrário, Cuiabá- Várzea Grande o motorista que estiver na Avenida Miguel Sutil deverá entrar à direita na Av. Agrícola Paes de Barros e a esquerda na rua central, seguindo reto até cruzar a avenida Ciríaco Cândia. Atravessando a avenida o motorista deverá seguir pela rua Salvador até chegar na Avenida jornalista Alves de Oliveira, onde entra à esquerda para novamente retornar à Avenida Miguel Sutil.
Os cruzamentos semaforizados são: Av. Agrícola Paes de Barros x Rua Central; Rua Central x Av. Ciríaco Cândia; Rua Salvador x Avenida Jornalista Alves de Oliveira; Rotatória Cidade Alta
Rua Dom Luis Castro Pereira x Av. Agrícola Paes de Barros.
JurumirimOutro trecho que, segundo informações, deverá ser interditado também na próxima semana fica próximo à Avenida Dante de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores), sendo parte da interdição total já iniciada no local para construção da maior obra da Avenida Miguel Sutil: a Trincheira Jurumirim, com 915 metros de extensão.
O Consórcio Sobelltar-Secopa é o responsável pela construção da obra, que prevê ainda melhorias no trecho de 2,4 km entre a Rua Bela Vista, no bairro Jardim Leblon, e a entrada a Avenida Marechal Deodoro. A obra está orçada em R$ 39.345.540,47 (com ICMS).
No momento, apenas um trecho demandou a interdição total do fluxo de trânsito para dar início à construção da “trincheirona”. O tráfego está impedido a partir das proximidades da entrada do Jardim Leblon até a rotatória da Avenida Dante de Oliveira, situação que deverá persistir pelos próximos 90 dias.
As obras no local, porém, deverão ser estendidas até as proximidades do Hotel Global Garden.