Cuiabá, Domingo, 15 de Junho de 2025
OBRAS DA COPA DO MUNDO
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Construção do VLT em Cuiabá deve começar em um mês

Secopa emitiu ordem de serviço nesta quinta-feira (21); serão 9 frentes de serviços

Divulgação

Obras do VLT devem começar dentro de 30 dias, em nove frentes de serviço, na Grande Cuiabá

Obras do VLT devem começar dentro de 30 dias, em nove frentes de serviço, na Grande Cuiabá

LISLAINE DOS ANJOS e LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
Dentro de um mês, os cuiabanos vão se deparar com mais canteiros de obras na Capital, dentro do cronograma visando à implantação de uma infraestrutura básica para a Copa do Mundo de 2014.

Desta vez, para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) - o novo sistema de transporte coletivo urbano -, que terá 23 km de extensão e irá ligar pontos extremos de Cuiabá e Várzea Grande: CPA – Aeroporto e Coxipó.

Na segunda-feira (18), foi homologado o resultado da licitação, que consagrou o Consórcio VLT Cuiabá como vencedor do certame. De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), a ordem de serviço foi emitida na manhã desta quinta-feira (21). Agora, a empresa tem até 30 dias para dar início às obras. Até lá, o consórcio deverá preparar os canteiros de obras e as equipes.

A Secopa já começou a discutir com os membros das cinco empresas que compõem o Consórcio VLT Cuiabá, na terça-feira (19), as possibilidades de isenção de tributos para reduzir o preço final do VLT, que ficou orçado em R$ 1,47 bilhão. A expectativa da Secopa é diminuir esse valor em até R$ 200 milhões.

Foram avaliadas as isenções de tributos municipais, estaduais e federais, tais como ISS (Imposto Sobre Serviço), ICMS (Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação, além do PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social).

No caso dos dois últimos impostos, a Secopa irá buscar a redução juntamente ao Governo Federal.

Execução das obras

O secretário informou que a obra do VLT começará em nove frentes de serviço, não sendo necessária a confecção de projeto executivo, uma vez que o VLT foi licitado em Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

“Eles precisarão, sim, fazer um projeto mais detalhado, mas não necessariamente um projeto executivo, como prevê a Lei de Licitações (Lei nº 8.666/93)”, apontou Guimarães.

Ele ressaltou que já existe um pré-projeto elaborado pela equipe técnica da Secopa, que dá as diretrizes do que deve ser feito na obra.

“Com esse pré-projeto, o consórcio já pode começar a fazer os terminais de integração, garagem, pátio de manutenção”, explicou o secretário.

Segundo lembrou o governador Silval Barbosa (PMDB), no dia em que o resultado da licitação foi homologado, o valor oferecido pelo consórcio para execução da obra engloba os trilhos do VLT e também os trens e as intervenções viárias.

No total, serão 12 intervenções do tipo “obra de arte especial” – cinco viadutos, três pontes (uma sobre o Rio Cuiabá e duas sobre o Rio Coxipó) e três trincheiras.

Para as desapropriações, estão reservados R$ 110 milhões, que sairão dos cofres do Estado. O governador disse que todos os pontos a serem desapropriados já estão mapeados, e os proprietários já estão sendo notificados.

De acordo com Guimarães, a maior parte das desapropriações ocorrerá nas avenidas Tenente-Coronel Duarte (Prainha) e Fernando Correa da Costa.

Consórcio

O VLT Cuiabá é formado por cinco empresas – Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda, Astep Engenharia Ltda.



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COMENTÁRIOS
11 Comentário(s).

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José Humberto C. Lemos  22.06.12 09h43
Gostaria de saber, talvez o Midia saiba dizer, como ficarão os alunos do Colégio Master no início da Fernando Correa?
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Zé Martins  22.06.12 09h30
O que o João disse no comentário abaixo realmente procede, o asfalto da Av Juliano Costa Marques está se desfazendo, isso pq não tem 2 meses que a obra foi entregue. Além do asfalto de desfazendo há vários desníveis neste avenida.
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Odenor  22.06.12 07h19
Era para começar em 7 dias, passou para 10, passou para 30 dias. Ontem a TVCA anunciou 40 dias. Será que é falha da Assessoria de Comunicação, do Planejamento ou tem mais coisas por trá disso.
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Salvador jr  21.06.12 17h00
O SMTU JÁ TEM QUE PROVIDENCIAR AS ROTAS DE DESVIO COM ANTECEDÊNCIA, PARA QUE A POPULAÇÃO QUE SE DESLOCA PARA ESSAS REGIÕES TOME CONHECIMENTO E NÃO VIRE A MESMA BAGUNÇA DOS OUTROS DESVIOS JÁ UTILIZADOS.
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Joao  21.06.12 15h21
Se esse VLT for igual a AV que entregaram atraz do pantanal shoping, na frente da IFMT. alguem ja passou por la? mem inaugurou e ja esta saindo todo o asfalto.. ateh 2014 nao existe mais a rua.
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