LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A partir de sexta-feira (19), nenhum ônibus coletivo irá passar pela pista da Avenida da FEB, no sentido Várzea Grande-Cuiabá.
De acordo com a Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo), a mudança no itinerário das obras se tornou necessária para que as demais obras previstas na via, como a rotatória do Cristo Rei e o viaduto da Dom Orlando Chaves, tenham início.
“Inicialmente, mantivemos o transporte coletivo trafegando pelo bairro da Manga, para acessar a Avenida da FEB. Mas, com o início das obras no Cristo Rei, ficou comprovado que não é possível os ônibus passarem por ali. Então, agora, eles terão o mesmo trajeto dos carros, ou seja, passando pelas avenidas 31 de março, Professora Izabel Pinto e Doutor Paraná, acessando novamente a Ponte Velha pela Alameda”, disse o secretário da Copa, Maurício Guimarães.

"Com o início das obras no Cristo Rei, ficou comprovado que não é possível os ônibus passarem por ali", afirma o secretário da Copa
Em entrevista ao
MidiaNews, o gestor afirmou que, para minimizar o impacto que a retirada dos ônibus vai causar na rotina dos usuários de transporte coletivo, o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pelas obras no local, vai disponibilizar um “circular” para levar os passageiros até os pontos de ônibus localizados no desvio oficial.
“Nesse ‘bolsão’ que ficou sem transporte público, que é o acesso aos comerciantes da Avenida da FEB e parte do bairro da Manga, nós vamos colocar um circular. O veículo vai tirar as pessoas daquela região e levá-las até a Avenida 31 de Março ou até a Avenida Professora Izabel Pinto. Da mesma forma, o circular vai pegar essas pessoas que querem ir ao comércio da Avenida da FEB ou ao bairro da Manga e fazer a distribuição pela região”, explicou.
Segundo Guimarães, a medida terá início amanhã e os motoristas devem se manter no desvio oficial montado pelo consórcio, sem tentar acessar a via principal, a fim de não enfrentarem transtornos com o bloqueio no acesso.
“A partir de agora, as pessoas precisam fazer uso somente do desvio oficial e não mais voltarem pra Avenida da FEB. É impossível voltar para a FEB. A pista Várzea Grande-Cuiabá, na Avenida da FEB, está sem acesso para o transporte particular”, orientou o secretário.
Segurança

"A partir de agora, as pessoas precisam fazer uso somente do desvio oficial e não mais voltarem pra Avenida da FEB. É impossível voltar para a FEB", diz Guimarães
O secretário afirmou que, apesar de algumas pessoas, principalmente motociclistas, continuarem invadindo a pista em obras e ignorando o desvio, o esquema de segurança no local não deve ser alterado.
“Infelizmente, bloquear o acesso às obras é praticamente impossível. O que a gente está buscando é conscientizar as pessoas de que, para a própria segurança delas, não façam isso. Obras não convivem muito bem com carros e motos. Agora, aquilo que a gente pode fazer para impedir esse acesso voluntário, nós estamos fazendo. Mas, no caso das motos, por exemplo, infelizmente, a gente não muito que fazer, a não ser pedir pela conscientização dos condutores”, disse.
Segundo Guimarães, a sinalização no local, com placas, redes e cones, será mantida, sem que o consórcio adote medidas mais enérgicas contra invasões, como a colocação de blocos de concretos.
“Nós estamos tentando evitar a colocação desses blocos, porque achamos eles muito agressivos. Quando houver necessidade, nós vamos fazer. Mas enquanto puder evitar, melhor”, afirmou.
DesvioO consórcio definiu como rota de desvio que os motoristas sigam pela Avenida 31 de Março até a Rua Isabel Pinto, seguindo nessa via até o encontro com a Avenida Dom Orlando Chaves, no bairro Cristo Rei.
Em seguida, os motoristas deverão acessar o trecho da Avenida Sebastião Oliveira-Doutor Paraná, que dá acesso à Ponte Sérgio Mota.
Para retornar à Avenida da FEB, pegando a ponte velha em direção à Cuiabá, o motorista deverá seguir pela Alameda Júlio Müller, às margens do rio Cuiabá. Aqueles que quiserem seguir para Cuiabá também poderão acessar a Avenida Beira-Rio, pela Ponte Sérgio Motta.

"Nós estamos tentando evitar a colocação desses blocos [de concreto], porque o achamos muito agressivos. Mas, quando houver necessidade, nós vamos fazer", diz secretário
Obras
Com previsão de entrega para dezembro deste ano, a Trincheira do Km Zero terá 384 metros de extensão e será erguida no entroncamento das avenidas 31 de Março/Ulisses Pompeo de Campos com as avenidas João Ponce de Arruda/FEB, onde hoje se localiza a rotatória de mesmo nome.
A obra será composta por duas faixas de circulação por sentido, para o tráfego geral, e uma via central, para circulação permanente do VLT.
Outra trincheira que também terá início na via será localizada no trevo que dá acesso ao bairro Cristo Rei, entroncamento com a Avenida Dom Orlando Chaves.
A Trincheira Cristo Rei/Dom Orlando Chaves terá 337 metros e tem conclusão prevista para janeiro de 2013.
Além disso, as obras para construção da rótula do Cristo Rei, feita em concreto, começam em agosto e devem ser finalizadas até novembro de 2013.
Após o início dessas obras, a rota de desvio a ser usada pelos motoristas será a mesma já montada e divulgada pelo consórcio.