LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) confirmou a interdição total de uma das pistas da Avenida da FEB, na Cidade Industrial, a partir desta segunda-feira (27). O bloqueio total do trânsito na via que faz o sentido Várzea Grande-Cuiabá é necessário para que as obras de construção da Trincheira do KM Zero tenham continuidade.
O Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela execução da obra, passou a última semana orientando os comerciantes e moradores da região para os transtornos que o impedimento pode causar e realizou o cadastro dos empresários diretamente afetados pela obra.
A relação dos comerciantes será passada à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), que irá analisar os casos e estudar algum tipo de compensação pelos eventuais prejuízos causados pela falta de movimento na via.
Com o bloqueio total da pista, os motoristas deverão fazer uso do desvio oficial montado pelas empresas que compõem o consórcio. A pista que faz o tráfego contrário, de Cuiabá para Várzea Grande, continuará liberada para uso.
Segundo informações da Secopa, o Consórcio VLT Cuiabá disponibilizará uma faixa de circulação no sentido que estará bloqueado, para o tráfego exclusivo dos ônibus, a fim de não prejudicar em demasia os usuários do transporte coletivo, que necessitam da rota.
Desvio
Divulgação
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Como deverá ficar a Trincheira do Km Zero, na Avenida da FEB
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O consórcio definiu como rota de desvio que os motoristas sigam pela Avenida 31 de Março até a Rua Isabel Pinto, seguindo nessa via até o encontro com a Avenida Dom Orlando Chaves, no bairro Cristo Rei.
Em seguida, os motoristas deverão acessar o trecho da Avenida Sebastião Oliveira-Doutor Paraná, que dá acesso à Ponte Sérgio Mota.
Quem quiser retornar à Avenida da FEB, deverá seguir pela Alameda Júlio Müller, às margens do rio Cuiabá. Aqueles que quiserem seguir para Cuiabá poderão acessar a Avenida Beira-Rio, pela Ponte Sérgio Motta.
Trincheira do KM ZeroCom previsão de entrega para dezembro deste ano, a Trincheira do Km Zero terá 384 metros de extensão e deverá ser erguida no entroncamento das avenidas 31 de Março/Ulisses Pompeo de Campos com as avenidas João Ponce de Arruda/FEB, onde hoje se localiza a rotatória de mesmo nome.
A obra será composta por duas faixas de circulação por sentido, para o tráfego geral, e uma via central, para circulação permanente do VLT.
As intervenções no local começam pela sinalização horizontal e vertical, com tratamento das vias e adequações dos canteiros.
Nova obraDentro de quinze dias, uma nova trincheira deverá ter início na via, no trevo que dá acesso ao bairro Cristo Rei, entroncamento com a Avenida Dom Orlando Chaves.
A Trincheira Cristo Rei/Dom Orlando Chaves terá 337 metros e tem conclusão prevista para janeiro de 2013.
As obras para construção da rótula do Cristo Rei, feita em concreto, começam em agosto e devem ser finalizadas até novembro de 2013.
Após o início dessa obra, a rota de desvio a ser usada pelos motoristas será a mesma já adotada a partir desta segunda-feira.
VLTAs duas construções que serão feitas na Avenida da FEB pertencem ao Eixo 1 do VLT, que faz o trajeto Aeroporto-CPA.
O Consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda – venceu a licitação com a proposta de R$ 1,477 bilhão.
No contrato, está prevista a construção dos 22,2 quilômetros de trilhos, 33 estações e três terminais de integração, além da implantação do material rodante e construção de 12 obras de arte especiais (viadutos, trincheiras e pontes), entre outras intervenções.