Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
PROBLEMA CRÔNICO
01.12.2012 | 14h04 Tamanho do texto A- A+

Cresce reclamação sobre má qualidade do serviço da CAB

Vereadores reforçam coro contra a empresa que substitui a Sanecap

MidiaNews

Vereador Francisco Vuolo (detalhe), que defende uma CPI para investigar a CAB Ambiental

Vereador Francisco Vuolo (detalhe), que defende uma CPI para investigar a CAB Ambiental

LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O vereador Francisco Vuolo (ex-PR) e a vereadora Lueci Ramos (PSDB) reforçaram o coro de reclamações dos parlamentares contra a falta de qualidade dos serviços da CAB Ambiental, concessionária da água e esgoto em Cuiabá, em substituição à extinta Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).

Antes deles, Toninho de Souza (PSD) e Lúdio Cabral (PT) já vinham reclamando constantemente dos serviços oferecidos à população cuiabana. O petista tinha como bandeira de sua campanha a prefeito a promessa de encerrar o contrato com a CAB, e o social-democrata fez um requerimento solicitando esclarecimentos à empresa (Leia mais AQUI).

Vuolo sugeriu, na tribuna da Câmara, na última quinta-feira (29), que seja instalada uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o contrato entre a empresa e o Município. No entanto, como está no fim de seu mandato, ele disse que não vai formalizar o pedido e deixou a tarefa para os colegas que continuarão no Legislativo cuiabano em 2013.

“A CPI é um dos caminhos para verificar, de fato, a situação desse contrato. Se as informações requisitadas pelo Toninho de Souza não forem satisfatórias, um dos caminhos para conseguir informações é a CPI”, apontou Vuolo, em entrevista ao MidiaNews.

O vereador disse que tem recebido inúmeras reclamações sobre  falta d’água e piora da qualidade dos serviços. “Se, até mesmo, o prefeito Chico Galindo (PTB), que vivia elogiando a CAB, agora começou a criticar a empresa na mídia, é porque a situação está realmente muito grave”, observou o vereador.

Vuolo ressaltou que é preciso ficar de olho ao cumprimento das metas e prazos previstos no contrato, e lembrou a forma tumultuada como foi aprovado o processo de concessão da água e esgoto em Cuiabá, em 2011.

“Ligue no 0800”

A vereadora Lueci Ramos, por sua vez, reclamou do tratamento dispensado pela empresa até mesmo aos parlamentares.

Ela lembrou que, em junho deste ano, na primeira reunião entre os vereadores e o diretor-geral da CAB, Ítalo Joffily, perguntou a ele como encaminhar as reclamações que ela recebia de moradores sobre falta d’água nos bairros.

“Ele me respondeu que era para ligar no 0800. Na hora, vários vereadores ficaram indignados e saíram da reunião. Esse comportamento do diretor é um absurdo. É uma falta de respeito para com a Câmara. Nós somos os representantes do povo e procuramos atender às demandas da população”, disse a tucana.

A vereadora subiu à tribuna, também na quinta-feira (29), para reclamar da falta de cuidados com a área no entorno da Lagoa Encantada, no CPA III.

Lueci relatou que o parque está abandonado, coberto pelo matagal e sem iluminação, prejudicando as pessoas que fazem caminhada por lá.

“Eu fui levar a reclamação à Secretaria de Serviços Urbanos e lá fui informada que a Lagoa Encantada é de responsabilidade da CAB, pois se trata de uma lagoa de tratamento de esgoto. Mas, agora, estou com receio de procurar a CAB e ouvir de novo, do diretor, que eu tenho que reclamar no 0800”, observou a vereadora.

A tucana disse que defende a instalação de uma CPI, mas que prefere esperar algum tempo para ter mais subsídios.

“Acho que temos que esperar completar um ano e meio de contrato. Como a meta é universalizar a distribuição de água em 3 anos, se até lá, não tiverem cumprido 50% da meta, é porque não vão dar conta. Nesse caso, a solução seria instaurar a CPI”, analisou.

Outro lado

A assessoria da CAB informou que a empresa ainda não recebeu o requerimento do vereador Toninho de Souza, mas que a diretoria da concessionária “tem realizado agendas para estreitar o relacionamento com importantes setores da sociedade, incluindo a Câmara de Vereadores”. E afirmou que “todas as demandas por informações e/ou reuniões dos parlamentares vêm sendo atendidas”.

A CAB ressaltou que o número 0800 646 6115 está disponível para os consumidores entrarem em contato, e funciona 24 horas por dia.

Sobre o abandono da Lagoa Encantada, a empresa informou que o levantamento de bens relacionados à concessão ainda não foi concluído, e que somente após a conclusão será possível “formalizar projetos, parcerias ou convênios que envolvem cada um dos imóveis hoje administrados pela concessionária”.

A empresa destacou que a estação de tratamento de esgoto na área da lagoa permanece ativa.

Com relação à possibilidade de instalação de uma CPI, a CAB disse não vai se pronunciar, por enquanto.

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COMENTÁRIOS
13 Comentário(s).

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Crystiane Lopes  24.02.13 09h53
Estou ligando na CAB desde o mês de Janeiro, por falta de água mesmo após religação, tenho registros diários com prazos jamais cumpridos, com promessas de caminhões pipas para abastecimento que não existem. Esta empresa jamais atendeu qualquer consumidor.
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Sérgio A Danna  03.12.12 09h08
Pagava de 35,00 a 40,00 reais por mês medidos no hidrômetro. Nos primeiros 2 meses da CAB a conta passou para uma média de 80,00 reais. Nos vencimentos de Out/Nov já foi para mais de 100,00 reais e no último mês 162,00 reais. Como isso é possível? Não é. Há algo errado. Imprensa mato-grossense: ajude seu povo! Investiguem e divulguem. Há muitas famílias sofrendo com isso! E eu estou a 4 dias sem água!!!
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Antonio  03.12.12 08h13
Antonio, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Adalberto Rolim  02.12.12 21h24
Espero que os cuiabanos não precisem dos serviços da CAB, pois eu precisei e solicitei uma ligação nova em um terreno no parque cuiaba, e fui surpreendido com um valor Total de R$ 949,00, onde R$ 550,00 é referente a 4 mts de corte de asfalto e outros R$ 399,00 do cavalete. É mole? ou todos os cuiabanos tem condições de arcar com uma ligação nesse valor?
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Triete Silva dos Santos  02.12.12 21h22
Aqui no bairro Tijucal faz 8 dias que não vem agua, como é que fica?
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