Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
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Bloqueio da Av. Fernando Corrêa altera linhas de ônibus

Seis itinerários foram alterados; motoristas devem usar desvio oficial

Edson Rodrigues/Secopa

Interdição da Av. Fernando Corrêa: linhas de ônibus são alteradas pela SMTU

Interdição da Av. Fernando Corrêa: linhas de ônibus são alteradas pela SMTU

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Avenida Fernando Corrêa da Costa, principal via de ligação entre o Centro de Cuiabá e a região do Coxipó, amanheceu parcialmente interditada nesta segunda-feira (29).

No trecho onde o fluxo de veículos foi bloqueado, apenas os ônibus estão autorizados a passar, a fim de não alterar o itinerário das linhas que por ali trafegam.

Apesar de noticiada, a mudança no trânsito ainda pegou alguns motoristas desprevenidos e gerou um grande congestionamento na pista que faz o sentido Centro-Coxipó, fazendo necessária a presença dos agentes de trânsito da SMTU (Secretaria Municipal de Trânsito e Tranporte Urbano).

A interrupção do trânsito foi feita entre as ruas Garcia Neto (próximo à Concessionária Nissan) e Luiz Antônio de Figueiredo (próximo à loja City Lar), com o objetivo de dar celeridade à construção do viaduto da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

Agora, com o trecho de aproximadamente 850 metros fechado para o trânsito, os motoristas deverão fazer uso do desvio oficial montado pelo consórcio, que passa por dentro do Jardim Petrópolis – Confira o mapa e a descrição do desvio abaixo.

Edson Rodrigues/Secopa

"Amarelinhos" precisaram orientar os motoristas nesta segunda-feira (29)

Itinerário dos ônibus


Os usuários de ônibus, principalmente das linhas que passam por dentro do campus da UFMT, devem ficar atentos para as alterações de itinerário do transporte coletivo.

Desde o dia 16, as linhas 306 (Terminal do CPA III/Grande Terceiro) e 330 (Terminal do CPA I/UFMT) tiveram as rotas alteradas e não mais passam pela rotatória da UFMT (agora fechada) e circulando, duas vezes por viagem, por dentro do campus.

A linha 306, desde então, passa apenas uma vez por dentro da UFMT. Já a linha 330 deixou de fazer o retorno no trevo localizado em frente ao 9º BEC (Batalhão de Engenharia de Combate), no cruzamento das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Carmindo de Campos. Agora, os ônibus dessa linha estão fazendo o retorno ao CPA I na UFMT.

Outras linhas que tiveram seus itinerários alterados foram: 103 (Cidade Verde/Jardim Imperial); 405 (Santa Cruz/Centro – via UFMT); 519 (Jardim Imperial/Centro – Residenciais Maria de Lourdes e Recanto Salvador); e 525 (Residencial Maria de Lourdes/Centro – via Santa Cruz).

Agora, essas linhas não mais passam pela rotatória que dava acesso à UFMT. Os ônibus seguem em frente e fazem o retorno também no trevo do 9º BEC, pegando a pista contrária até à entrada principal do campus universitário, ainda na Avenida Fernando Corrêa.

De acordo com o secretário da SMTU, Josemar Sobrinho, a nova rota precisou ser aumentada em cerca de 1 km, mas todos os itinerários serão normalizados quando as vias forem liberadas novamente para o tráfego.

Edson Rodrigues/Secopa

Agentes de trânsito precisaram colocar ordem na via; houve congestionamento

A SMTU disponibiliza dois telefones da coordenadoria de transportes para que os usuários tirem dúvidas ou tenham mais informações sobre as mudanças de itinerários: 0800 65 1517 e 3315-4213.

Mudanças no trânsito


A avenida já havia sofrido alterações no trânsito e contava, nos últimos dias, com o fluxo reduzido. A última grande mudança havia sido o fechamento da rotatória que dá acesso ao campus universitário.

Desde então, a comunidade precisa fazer o retorno na rotatória localizada em frente ao 9ºBEC para ter acesso à entrada principal da UFMT ou para usar o portão da Avenida Deputado Emanuel Pinheiro da Silva (próximo à Biblioteca), cujo acesso é feito pela Avenida Alziro Zarur, no bairro Boa Esperança.

O bloqueio no tráfego de veículos precisou ser intensificado, segundo a pasta, para a implantação da segunda frente de trabalho de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), novo modal de transporte público escolhido pelo Governo do Estado, visando à Copa de 2014.

No sentido contrário, Coxipó-Centro, o trânsito ocorre normalmente pela via, com uma faixa de circulação a menos.

Desvio oficial


Os motoristas que trafegam pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, no sentido Centro-Coxipó, deverão entrar à direita na Rua Garcia Neto e seguir até a Rua Coronel João Lourenço - veja o mapa ao lado.

Divulgação

Desvio oficial que deverá ser usado pelos motoristas, no sentido Centro-Coxipó

Nessa rua, os motoristas deverão entrar à esquerda e virar, na sequência, à direita, na Avenida Tancredo Neves.

Nessa via, os motoristas deverão fazer uma conversão à esquerda, percorrendo o trecho até a Rua Sá Porto, no bairro Jardim Petrópolis, virando à esquerda na Rua Juscelino Reiners, à direita na Rua Amâncio Pedroso de Jesus e à esquerda, novamente, na Rua Generoso Ciríaco Maciel.

Nessa via, os motoristas deverão seguir à Rua Luiz Antônio de Figueiredo, onde entrarão à esquerda, quando será possível retornar à Avenida Fernando Corrêa da Costa.

Alteração de Rota


Quem estiver trafegando no sentido contrário, Coxipó-Centro, poderá seguir normalmente pelo local onde estiverem sendo realizadas as obras, pois a pista estará liberada nesse sentido.

Já os motoristas que trafegam na Avenida Brasília, no bairro Jardim das Américas, não mais poderão fazer o cruzamento que leva à Avenida Tancredo Neves. A única opção será virar à direita na Avenida Fernando Corrêa da Costa – sentido Centro – onde hoje a conversão é proibida.

Divulgação

Como deverá ficar o viaduto da UFMT, depois de pronto

Sendo assim, quem estiver na Avenida Fernando Corrêa – sentido Centro – e quiser retornar ao Coxipó, deverá entrar à direita na Avenida Haiti, virar à esquerda na Rua Buenos Aires e virar, novamente à esquerda, na Avenida Cidade do México, cruzando assim o canteiro central no trecho já aberto e entrando na rota de desvio oficial.

Viaduto da UFMT


Previsto para ser entregue em abril de 2013, o Viaduto da UFMT será erguido pelo Consórcio VLT Cuiabá sobre os entroncamentos das avenidas Brasília e Tancredo Neves e da via de acesso ao Campus da UFMT.

O viaduto será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e da via permanente do VLT, no centro da obra.
GALERIA DE FOTOS
Edson Rodrigues/Secopa

Bloqueio da Av. Fernando Corrêa

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MARCOS  30.10.12 07h56
E QUANTO AOS ATRASOS DOS ONIBUS, AS EMPRESAS NÃO COLOCAM MAIS, CONTINUAM ATRASADOS, E CADA DIA QUE PASSA MAIS, E MAIS, O POVO QUE SE DANE, PRINCIPALMENTE OS DA VARZEA GRANDE, ETA COISA MAL PLANEJADA.
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