LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Avenida Fernando Corrêa da Costa, principal via de ligação entre o Centro de Cuiabá e a região do Coxipó, amanheceu parcialmente interditada nesta segunda-feira (29).
No trecho onde o fluxo de veículos foi bloqueado, apenas os ônibus estão autorizados a passar, a fim de não alterar o itinerário das linhas que por ali trafegam.
Apesar de noticiada, a mudança no trânsito ainda pegou alguns motoristas desprevenidos e gerou um grande congestionamento na pista que faz o sentido Centro-Coxipó, fazendo necessária a presença dos agentes de trânsito da SMTU (Secretaria Municipal de Trânsito e Tranporte Urbano).
A interrupção do trânsito foi feita entre as ruas Garcia Neto (próximo à Concessionária Nissan) e Luiz Antônio de Figueiredo (próximo à loja City Lar), com o objetivo de dar celeridade à construção do viaduto da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).
Agora, com o trecho de aproximadamente 850 metros fechado para o trânsito, os motoristas deverão fazer uso do desvio oficial montado pelo consórcio, que passa por dentro do Jardim Petrópolis –
Confira o mapa e a descrição do desvio abaixo.
Edson Rodrigues/Secopa
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"Amarelinhos" precisaram orientar os motoristas nesta segunda-feira (29)
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Itinerário dos ônibusOs usuários de ônibus, principalmente das linhas que passam por dentro do campus da UFMT, devem ficar atentos para as alterações de itinerário do transporte coletivo.
Desde o dia 16, as linhas
306 (Terminal do CPA III/Grande Terceiro) e
330 (Terminal do CPA I/UFMT) tiveram as rotas alteradas e não mais passam pela rotatória da UFMT (agora fechada) e circulando, duas vezes por viagem, por dentro do campus.
A linha 306, desde então, passa apenas uma vez por dentro da UFMT. Já a linha 330 deixou de fazer o retorno no trevo localizado em frente ao 9º BEC (Batalhão de Engenharia de Combate), no cruzamento das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Carmindo de Campos. Agora, os ônibus dessa linha estão fazendo o retorno ao CPA I na UFMT.
Outras linhas que tiveram seus itinerários alterados foram:
103 (Cidade Verde/Jardim Imperial); 405 (Santa Cruz/Centro – via UFMT); 519 (Jardim Imperial/Centro – Residenciais Maria de Lourdes e Recanto Salvador); e 525 (Residencial Maria de Lourdes/Centro – via Santa Cruz).
Agora, essas linhas não mais passam pela rotatória que dava acesso à UFMT. Os ônibus seguem em frente e fazem o retorno também no trevo do 9º BEC, pegando a pista contrária até à entrada principal do campus universitário, ainda na Avenida Fernando Corrêa.
De acordo com o secretário da SMTU, Josemar Sobrinho, a nova rota precisou ser aumentada em cerca de 1 km, mas todos os itinerários serão normalizados quando as vias forem liberadas novamente para o tráfego.
Edson Rodrigues/Secopa
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Agentes de trânsito precisaram colocar ordem na via; houve congestionamento
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A SMTU disponibiliza dois telefones da coordenadoria de transportes para que os usuários tirem dúvidas ou tenham mais informações sobre as mudanças de itinerários: 0800 65 1517 e 3315-4213.
Mudanças no trânsitoA avenida já havia sofrido alterações no trânsito e contava, nos últimos dias, com o fluxo reduzido. A última grande mudança havia sido o fechamento da rotatória que dá acesso ao campus universitário.
Desde então, a comunidade precisa fazer o retorno na rotatória localizada em frente ao 9ºBEC para ter acesso à entrada principal da UFMT ou para usar o portão da Avenida Deputado Emanuel Pinheiro da Silva (próximo à Biblioteca), cujo acesso é feito pela Avenida Alziro Zarur, no bairro Boa Esperança.
O bloqueio no tráfego de veículos precisou ser intensificado, segundo a pasta, para a implantação da segunda frente de trabalho de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), novo modal de transporte público escolhido pelo Governo do Estado, visando à Copa de 2014.
No sentido contrário, Coxipó-Centro, o trânsito ocorre normalmente pela via, com uma faixa de circulação a menos.
Desvio oficialOs motoristas que trafegam pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, no
sentido Centro-Coxipó, deverão entrar à direita na Rua Garcia Neto e seguir até a Rua Coronel João Lourenço -
veja o mapa ao lado.
Divulgação
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Desvio oficial que deverá ser usado pelos motoristas, no sentido Centro-Coxipó
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Nessa rua, os motoristas deverão entrar à esquerda e virar, na sequência, à direita, na Avenida Tancredo Neves.
Nessa via, os motoristas deverão fazer uma conversão à esquerda, percorrendo o trecho até a Rua Sá Porto, no bairro Jardim Petrópolis, virando à esquerda na Rua Juscelino Reiners, à direita na Rua Amâncio Pedroso de Jesus e à esquerda, novamente, na Rua Generoso Ciríaco Maciel.
Nessa via, os motoristas deverão seguir à Rua Luiz Antônio de Figueiredo, onde entrarão à esquerda, quando será possível retornar à Avenida Fernando Corrêa da Costa.
Alteração de RotaQuem estiver trafegando no sentido contrário,
Coxipó-Centro, poderá seguir normalmente pelo local onde estiverem sendo realizadas as obras, pois a pista estará liberada nesse sentido.
Já os motoristas que trafegam na Avenida Brasília, no bairro Jardim das Américas, não mais poderão fazer o cruzamento que leva à Avenida Tancredo Neves. A única opção será virar à direita na Avenida Fernando Corrêa da Costa – sentido Centro – onde hoje a conversão é proibida.
Divulgação
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Como deverá ficar o viaduto da UFMT, depois de pronto
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Sendo assim, quem estiver na Avenida Fernando Corrêa – sentido Centro – e quiser retornar ao Coxipó, deverá entrar à direita na Avenida Haiti, virar à esquerda na Rua Buenos Aires e virar, novamente à esquerda, na Avenida Cidade do México, cruzando assim o canteiro central no trecho já aberto e entrando na rota de desvio oficial.
Viaduto da UFMTPrevisto para ser entregue em abril de 2013, o Viaduto da UFMT será erguido pelo Consórcio VLT Cuiabá sobre os entroncamentos das avenidas Brasília e Tancredo Neves e da via de acesso ao Campus da UFMT.
O viaduto será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e da via permanente do VLT, no centro da obra.