Cuiabá, Domingo, 15 de Junho de 2025
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Estado terá discussão pública sobre viabilidade do VLT

Secopa leva ao Conselho estudo de impacto ambiental; obra é uma das mais polêmicas

Secopa

Secopa e Consórcio apresentam estudo de impacto ambiental do VLT

Secopa e Consórcio apresentam estudo de impacto ambiental do VLT

DA REDAÇÃO
Representantes da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo) e do Consórcio VLT Cuiabá apresentaram, na semana passada, o projeto de implantação do novo modal de transportes para os membros do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente).

No documento, a secretaria abordando os benefícios do projeto para a população e o impacto ambiental que a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) irá causar.

Com isso, pretende mostrar a viabilidade do sistema no contexto do transporte coletivo urbano de Cuiabá e Várzea Grande, com vistas ao Mundial de Futebol de 2014.

De acordo com o que foi apresentado na reunião, pelo responsável pela área ambiental do projeto no Consórcio, Ricardo Mastrangeli, existem 17 subprogramas relacionados à Educação Ambiental e Comunicação Social no projeto, visando ao desenvolvimento de campanhas de conscientização junto à sociedade.

A população será a próxima a conhecer os detalhes do projeto VLT, das obras e impactos causados. As audiências públicas serão realizadas no próximo dia 20, em três horários e em locais diferentes já marcados pela Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente).

Nas audiências, os representantes do Consórcio VLT Cuiabá e da Secopa irão apresentar à sociedade o resultados dos estudos EIA-Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) e EIV-RIV (Estudo e Relatório de Impacto de Vizinhança) elaborados.

O público presente poderá fazer sugestões e observações, que serão juntados aos documentos e analisados por uma equipe multidisciplinar, formada por técnicos da Sema e das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.

As audiências irão acontecer às 8h, na sede da OAB-MT (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso), localizada no Centro Político Administrativo; às 14h na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), localizada no bairro Chácara dos Pinheiros, na região do Coxipó; e às 19h no Hotel Ritz Pantanal, em Várzea Grande.

Os documentos já estão disponíveis para consulta no portal da Sema – Clique AQUI –, na sede da Secopa, no Consema, nas bibliotecas públicas municipais Estevão de Mendonça (Cuiabá) e Maria Glória Freire (Várzea Grande).

Benefícios

Na reunião, presidida pelo secretário da Sema, Vicente Falcão, o representante da Secopa e assessor de Mobilidade Urbana, Rafael Detoni, voltou a afirmar, que o novo modal irá redesenhar o tráfego nas principais avenidas da Capital e de Várzea Grande, bem como melhorar o funcionamento do transporte coletivo na Grande Cuiabá.

“Com a implantação do VLT, toda a rede de transporte coletivo será readequada. Uma nova rede de transporte está sendo redesenhada pelo setor visando a integração do serviço e o melhor atendimento ao cidadão”, afirmou.

Ele destacou que já estão sendo feitos estudos profundos em vários segmentos para atender às necessidades da população, como criação de espaços de estacionamento e melhorias no calçamento das avenidas Tenente-Coronel Duarte e Fernando Corrêa da Costa.

Detoni e Mastrangeli detalharam ainda outros pontos relacionados à obra, como intervalo entre estações e terminais, aumento de calçadas em determinados trechos, integração com o transporte coletivo, desapropriações, ações de educação ambiental e preservação do patrimônio histórico da área central da Capital, entre outros.

VLT


O Veículo Leve sobre Trilhos será implantado no canteiro central das principais avenidas da Capital e de Várzea Grande, totalizando 22,2 km de trilhos.

Com dois eixos que farão os itinerários Aeroporto-CPA (Eixo 1) e Coxipó-Centro (Eixo 2), o novo modal deverá reduzir o número de ônibus circulando pelas avenidas, uma vez que, após iniciada a operação, não haverá transporte coletivo concorrente ao VLT nessas vias.

Os ônibus atuarão, então, como alimentadores do sistema VLT, levando os passageiros dos bairros até as estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos, no canteiro central.

Além da criação de terminais de integração e estações de embarque e desembarque, o projeto contempla a edificação de obras de arte ao longo do trajeto a ser percorrido pelo VLT, entre viadutos, pontes e trincheiras. A reestruturação do canal da Prainha também será feita para viabilizar a implantação do modal.

Com 15 quilômetros de extensão, o Eixo 1 contará com dois terminais de integração, além de 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte.

Já o Eixo terá 7,2 Km de extensão e contará com um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.

Os terminais deverão contar com estacionamento para veículos e bicicletário e, de acordo com o anteprojeto do VLT, todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.



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6 Comentário(s).

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Luis Antonio  11.09.12 07h36
Afinal! vai ou nao ser implantado o VLT? K p. é essa 1 hr diz que o projeto estado pronto, outra hr diz que esta sendo apresentado? Estao brincando com a cara de nos Cuiabanos?
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Junior  10.09.12 23h51
ninguem ta pensando nas paradas do vlt.. que serao mais distantes que as dos onibus... na europa é frio o tempo todo... imagina aqui em cuiaba para a galera andar de onde parar o vlt ate o local de trabalho, casa ou local que deseja ir.
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Denis  10.09.12 16h31
David! Vc quer saber o valor da passagem? Alguém sabe? Ora, meu caro, não há um cm sequer de trilhos e vc já quer saber o valor? Vc tem idéia quanto vai custar o quilo do arroz, do açucar, feijão? Relaxa, mano! Fica frio! Não me importo pagar um pouco mais para ter conforto, dignidade. Quanto custa uma cerveja, cigarro? Aperta o cinto que dá para pagar. Vc tá acostumado com busão? Esquece...
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Bertold  10.09.12 15h37
Discutir com a população agora? Com as obras já em andamento? Estranho!!! Muito estranho!! Assemelha-se a botar trinco em porta já arrombada!
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david  10.09.12 13h41
Quanto vai custar a passagem ?
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