Cuiabá, Domingo, 10 de Agosto de 2025
PROPOSTA DE R$ 1,4 BI
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Quatro consórcios participam da licitação do VLT

Com a bertura de envelopes, Governo escolhe empresa ou consórcio que vai executar obra

RM / MidiaNews

Técnicos abrem as propostas dos consórcios que disputam as obras do VLT

Técnicos abrem as propostas dos consórcios que disputam as obras do VLT

LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO

Foi aberta oficialmente, às 9h30 de hoje (15), a licitação para a escolha da empresa ou consórcio que vai implantar o sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Cuiabá e Várzea Grande, com vistas à Copa do Mundo de 2014.

Quatro consórcios apresentaram propostas. O menor valor foi de R$ 1,4 bilhão e, o maior, de R$ 1,8 bilhão. A proposta mais cara foi do consórcio "Expresso Verde", o único que conta com empresas mato-grossenses (confira abaixo a relação dos consórcios e propostas apresentadas).

O primeiro passo foi o credenciamento das propostas, e as empresas interessadas tiveram 15 minutos para entregar a documentação à Comissão de Licitação da Secopa.

O consórcio "VLT Cuiabá" está na frente, por ter oferecido a execução do VLT pelo menor custo. Porém esse não é o único critério para escolha da empresa ou consórcio que executará a obra.

O vencedor só será divulgado após a análise da proposta técnica, que inclui melhor projeto executivo, forma de execução e solução para o problema do corredor de transporte, conforme informou o secretário da Secopa, Mauricio Guimarães. A previsão é que isso ocorra em 10 dias. Após o anúncio da proposta vencedora, os consórcios terão 5 dias para contestar o resultado da licitação.

Por ser no sistema RDC (Regime Diferenciado de Contratação), o custo estimado para a implantação do modal não foi divulgado. Porém, o governo do Estado já obteve autorização para dois financiamentos no valor total de R$ 1,15 bilhão para essa obra, dos quais R$ 423 milhões já estão contratados.

O recurso sairá da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No entanto, todos os valores propostos estão acima dessa expectativa inicial, e somente após o anúncio do consórcio vencedor, a Secopa divulgará como fará para complementar os recursos .

O VLT passará por dois eixos: CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro. O modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), Tenente Coronel Duarte (Prainha), 15 de Novembro, FEB, Fernando Correa da Costa e Coronel Escolástico.

Ao longo dos 22,2 quilômetros de trilhos, haverá 33 estações com distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro, e três terminais de integração.

Nesse trajeto, serão necessárias intervenções viárias como a construção de cinco viadutos, três trincheiras e três pontes. As obras começarão pelo entorno do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

O prazo de conclusão da obra é de 24 meses, a contar da emissão da ordem de serviço.

Abaixo, confira as empresas que compõem cada um dos quatro consórcios que estão na concorrência e o valor apresentado por cada um para implantar o VLT na capital mato-grossense:

Consórcio "VLT Cuiabá": proposta de R$ 1.477.617.277,15 

Formado por cinco empresas: Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda, Astep Engenharia Ltda.

Consórcio "Mendes Junior/Soares Costa/Alstom": R$ 1.547.152.071,95 

Formado por três empresas: Mendes Junior Trading e Engenharia S.A, Sociedade de Construções Soares da Costa, Alstom do Brasil Engenharia e Transporte.

Consórcio "Tranvia Cuiabá": R$ 1.596.018.626,03 

Formado por oito empresas: S/A Paulista Construções e Comércio, Trans Sistemas de Transporte S/A, Isolux Projetos e Instalações, Corsán-Corviam Construccion S/A, Isolux Ingeneria S/A, Vossloh España S/A, Vossloh Kiepe, Vetec Engenharia.

Consórcio "Expresso Verde": R$ 1.850.977.101,36 

Formado por seis empresas: Engeglobal Construções Ltda, China National Machinery Import & Export Corporation - CMC, Construtora RV Ltda, Convap Engenharia e Construções S/A, Três Irmãos Engenharia Ltda, Ecoplan Engenharia Ltda.




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Navajo  15.05.12 14h34
Quando se critica a construcao do VLT e de mobilidade urbana, nao é torcer contra Cuiabá passou da hora de ter melhorias que por muitos anos foram ignoradas pelo estado o que queremos é transparencia, servico bem feito o bom uso dos recursos afinal de contas sairá dos nossos bolsos.
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Carlos Silva  15.05.12 14h33
Ja cheira forte essa licitação; Engraçado essa de Cuiabá ficou uma quantia pequena demais em comparação as outras de forta. Sera ? esperamos que essa licitação não seja feita de PIZZA, pois como diz comentarios anteriores o Teto do Pronto Socorro desabou.
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Rubens  15.05.12 12h47
Essas construtoras aqui de Cuiabá,tipo Treis Irmãos(desabou o teto do Pronto socorro),Engeglobal não tem a mínima capacidade técnica de executar uma obra da envergadura do VLT.Reformar Pronto Socorro e construir asfalto casca de ovo tudo bem,mas VLT,dá licença!
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celso  15.05.12 11h44
VLT vai sair para o desespero da UOL!!!!!!!!!!!
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Jose  15.05.12 11h38
Com certeza, essa obra chegará fácil, fácil ao custo dos R$ 2.000.000.000,00. Sabe como? Como é de costume e de praxe. Quando a obra começar a ser executada os engenheiros vão deparar com um monte de procedimentos e intervenções fisicas, estruturais que deverão ser feitas e que não estavam inicialmente previstas no pré-projeto. Ai meu filho, é Termo Aditivo em cima de Termo Aditivo cujo objeto será o ACRÉSCIMO CONTRATUAL.
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