Foi aberta oficialmente, às 9h30 de hoje (15), a licitação para a escolha da empresa ou consórcio que vai implantar o sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Cuiabá e Várzea Grande, com vistas à Copa do Mundo de 2014.
Quatro consórcios apresentaram propostas. O menor valor foi de R$ 1,4 bilhão e, o maior, de R$ 1,8 bilhão. A proposta mais cara foi do consórcio "Expresso Verde", o único que conta com empresas mato-grossenses (confira abaixo a relação dos consórcios e propostas apresentadas).
O primeiro passo foi o credenciamento das propostas, e as empresas interessadas tiveram 15 minutos para entregar a documentação à Comissão de Licitação da Secopa.
O consórcio "VLT Cuiabá" está na frente, por ter oferecido a execução do VLT pelo menor custo. Porém esse não é o único critério para escolha da empresa ou consórcio que executará a obra.
O vencedor só será divulgado após a análise da proposta técnica, que inclui melhor projeto executivo, forma de execução e solução para o problema do corredor de transporte, conforme informou o secretário da Secopa, Mauricio Guimarães. A previsão é que isso ocorra em 10 dias. Após o anúncio da proposta vencedora, os consórcios terão 5 dias para contestar o resultado da licitação.
Por ser no sistema RDC (Regime Diferenciado de Contratação), o custo estimado para a implantação do modal não foi divulgado. Porém, o governo do Estado já obteve autorização para dois financiamentos no valor total de R$ 1,15 bilhão para essa obra, dos quais R$ 423 milhões já estão contratados.
O recurso sairá da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
No entanto, todos os valores propostos estão acima dessa expectativa inicial, e somente após o anúncio do consórcio vencedor, a Secopa divulgará como fará para complementar os recursos .
O VLT passará por dois eixos: CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro. O modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), Tenente Coronel Duarte (Prainha), 15 de Novembro, FEB, Fernando Correa da Costa e Coronel Escolástico.
Ao longo dos 22,2 quilômetros de trilhos, haverá 33 estações com distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro, e três terminais de integração.
Nesse trajeto, serão necessárias intervenções viárias como a construção de cinco viadutos, três trincheiras e três pontes. As obras começarão pelo entorno do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
O prazo de conclusão da obra é de 24 meses, a contar da emissão da ordem de serviço.
Abaixo, confira as empresas que compõem cada um dos quatro consórcios que estão na concorrência e o valor apresentado por cada um para implantar o VLT na capital mato-grossense:
Consórcio "VLT Cuiabá": proposta de R$ 1.477.617.277,15
Formado por cinco empresas: Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda, Astep Engenharia Ltda.
Consórcio "Mendes Junior/Soares Costa/Alstom": R$ 1.547.152.071,95
Formado por três empresas: Mendes Junior Trading e Engenharia S.A, Sociedade de Construções Soares da Costa, Alstom do Brasil Engenharia e Transporte.
Consórcio "Tranvia Cuiabá": R$ 1.596.018.626,03
Formado por oito empresas: S/A Paulista Construções e Comércio, Trans Sistemas de Transporte S/A, Isolux Projetos e Instalações, Corsán-Corviam Construccion S/A, Isolux Ingeneria S/A, Vossloh España S/A, Vossloh Kiepe, Vetec Engenharia.
Consórcio "Expresso Verde": R$ 1.850.977.101,36
Formado por seis empresas: Engeglobal Construções Ltda, China National Machinery Import & Export Corporation - CMC, Construtora RV Ltda, Convap Engenharia e Construções S/A, Três Irmãos Engenharia Ltda, Ecoplan Engenharia Ltda.
9 Comentário(s).
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Navajo 15.05.12 14h34 | ||||
Quando se critica a construcao do VLT e de mobilidade urbana, nao é torcer contra Cuiabá passou da hora de ter melhorias que por muitos anos foram ignoradas pelo estado o que queremos é transparencia, servico bem feito o bom uso dos recursos afinal de contas sairá dos nossos bolsos. | ||||
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Carlos Silva 15.05.12 14h33 | ||||
Ja cheira forte essa licitação; Engraçado essa de Cuiabá ficou uma quantia pequena demais em comparação as outras de forta. Sera ? esperamos que essa licitação não seja feita de PIZZA, pois como diz comentarios anteriores o Teto do Pronto Socorro desabou. | ||||
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Rubens 15.05.12 12h47 | ||||
Essas construtoras aqui de Cuiabá,tipo Treis Irmãos(desabou o teto do Pronto socorro),Engeglobal não tem a mínima capacidade técnica de executar uma obra da envergadura do VLT.Reformar Pronto Socorro e construir asfalto casca de ovo tudo bem,mas VLT,dá licença! | ||||
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celso 15.05.12 11h44 | ||||
VLT vai sair para o desespero da UOL!!!!!!!!!!! | ||||
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Jose 15.05.12 11h38 | ||||
Com certeza, essa obra chegará fácil, fácil ao custo dos R$ 2.000.000.000,00. Sabe como? Como é de costume e de praxe. Quando a obra começar a ser executada os engenheiros vão deparar com um monte de procedimentos e intervenções fisicas, estruturais que deverão ser feitas e que não estavam inicialmente previstas no pré-projeto. Ai meu filho, é Termo Aditivo em cima de Termo Aditivo cujo objeto será o ACRÉSCIMO CONTRATUAL. | ||||
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