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Secopa prevê ordem de serviço do VLT para semana que vem

Previsão é de que a obra seja entregue ainda no 1º trimestre de 2014, às vésperas da Copa

Secopa

VLT terá 23 km de extensão e irá ligar a região do CPA ao Aeroporto e o bairro Coxipó ao Centro da Capital

VLT terá 23 km de extensão e irá ligar a região do CPA ao Aeroporto e o bairro Coxipó ao Centro da Capital

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) deverá homologar, na sexta-feira (15), o resultado da licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Assim, a previsão é de que até a próxima seja emitida a ordem de serviço para que o consórcio vencedor dê início às obras de implantação do sistema de transporte coletivo urbano em Cuiabá e Várzea Grande.

Ontem (13), foi o último dia para que os consórcios que foram alvos de recursos apresentassem suas contrarrazões. Os consórcios “VLT Cuiabá”, vencedor da licitação com o preço de R$ 1,47 bilhão, e “Mendes Júnior/Soares da Costa/Alstom”, segundo colocado na concorrência pública, protocolaram os documentos no final da tarde.

Segundo a Secopa, a Comissão de Licitação já está analisando as contrarrazões apresentadas pelos consórcios e a decisão será homologada amanhã, para que, com a emissão da ordem de serviço, as obras se iniciem dentro do cronograma previsto.

Apesar das especulações de que o consórcio vencedor não terá tempo hábil para entregar a obra antes do Mundial de 2012, que se iniciará em junho de 2014, o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, sustenta que o VLT estará funcionando no primeiro trimestre de 2014, dentro do prazo previsto.

Ao todo, serão aproximadamente 23 Km de extensão, ligando a região do CPA ao Aeroporto, e o bairro do Coxipó ao Centro de Cuiabá.

Para que a obra seja entregue em tempo hábil, será necessário que o consórcio a inicie em várias frentes de serviço, o que deverá comprometer ainda mais o trânsito da Capital.

O Governo do Estado já tem aprovado um empréstimo de R$ 1,2 bilhão, junto ao Governo Federal, para a implantação do modal (empréstimo junto à Caixa Econômica Federal e BNDES).

Recursos

O consórcio “Mendes Júnior/Soares da Costa/Alstom”, segundo colocado na licitação para implantar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Cuiabá e Várzea Grande, entrou com recurso contra o consórcio vencedor, o “VLT Cuiabá”, na tarde de segunda-feira (4), conforme o MidiaNews antecipou.

O consórcio vencedor também recorreu da proposta apresentada pelos segundo e terceiro colocados (consórcio “Tranvia Cuiabá”).

O principal argumento do consórcio que está em segundo lugar é que o vencedor teria errado no cálculo da planilha de custos, levando a uma diferença de R$ 341 milhões.

Segundo informou a assessoria do consórcio liderado pela construtora Mendes Júnior, o documento protocolado na Secopa aponta equívocos nas propostas comercial e técnica do vencedor do certame.

O segundo colocado alega que o consórcio vencedor cometeu uma série de erros na planilha de preços que, somados, derrubariam a proposta em cerca de R$ 341 milhões, de um total de R$ 1,47 bilhão. Para o grupo, essas falhas são suficientes para desclassificar a proposta vencedora.

Já o terceiro colocado, “Tranvia Cuiabá”, bem como o consórcio “Expresso Verde”, que foi desclassificado da licitação, não recorreram.

Confira a formação dos consórcios que foram alvo de recursos e os preços apresentados:

Consórcio "VLT Cuiabá": proposta de R$ 1.477.617.277,15

Formado por cinco empresas: Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda, Astep Engenharia Ltda.

Consórcio "Mendes Junior/Soares da Costa/Alstom": R$ 1.547.152.071,95

Formado por três empresas: Mendes Junior Trading e Engenharia S.A, Sociedade de Construções Soares da Costa, Alstom do Brasil Engenharia e Transporte.

Consórcio "Tranvia Cuiabá": R$ 1.596.018.626,03

Formado por oito empresas: S/A Paulista Construções e Comércio, Trans Sistemas de Transporte S/A, Isolux Projetos e Instalações, Corsán-Corviam Construccion S/A, Isolux Ingeneria S/A, Vossloh España S/A, Vossloh Kiepe, Vetec Engenharia.



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COMENTÁRIOS
4 Comentário(s).

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marta  15.06.12 10h27
quem vai pagar essa conta? espero governador, que o setor da saude, e segurança publica ano que vem, não fique mal por causa da copa....
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salvador amorim da silva  14.06.12 23h19
esses a benciosos tem que deixar o Governo trabalhar.
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MESAQUE LOPES  14.06.12 14h44
SE FOR TRABALHAR SÓ NO HORARIO COMERCIAL . PODE ESQUECER 2014. AGORA SE TRABALHA DIA E NOITE E DOMINGOS FERIADOS AÍ O VLT FUNCIONARA ATE 2014.
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Odilor  14.06.12 13h47
Como Ordem de Serviço na semana que vem? Como? se a empresa recorreu da decisão, não foi à toa. Isso ainda vai dar muito pano para a manga.
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