LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) deverá homologar, na sexta-feira (15), o resultado da licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Assim, a previsão é de que até a próxima seja emitida a ordem de serviço para que o consórcio vencedor dê início às obras de implantação do sistema de transporte coletivo urbano em Cuiabá e Várzea Grande.
Ontem (13), foi o último dia para que os consórcios que foram alvos de recursos apresentassem suas contrarrazões. Os consórcios “VLT Cuiabá”, vencedor da licitação com o preço de R$ 1,47 bilhão, e “Mendes Júnior/Soares da Costa/Alstom”, segundo colocado na concorrência pública, protocolaram os documentos no final da tarde.
Segundo a Secopa, a Comissão de Licitação já está analisando as contrarrazões apresentadas pelos consórcios e a decisão será homologada amanhã, para que, com a emissão da ordem de serviço, as obras se iniciem dentro do cronograma previsto.
Apesar das especulações de que o consórcio vencedor não terá tempo hábil para entregar a obra antes do Mundial de 2012, que se iniciará em junho de 2014, o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, sustenta que o VLT estará funcionando no primeiro trimestre de 2014, dentro do prazo previsto.
Ao todo, serão aproximadamente 23 Km de extensão, ligando a região do CPA ao Aeroporto, e o bairro do Coxipó ao Centro de Cuiabá.
Para que a obra seja entregue em tempo hábil, será necessário que o consórcio a inicie em várias frentes de serviço, o que deverá comprometer ainda mais o trânsito da Capital.
O Governo do Estado já tem aprovado um empréstimo de R$ 1,2 bilhão, junto ao Governo Federal, para a implantação do modal (empréstimo junto à Caixa Econômica Federal e BNDES).
RecursosO consórcio “Mendes Júnior/Soares da Costa/Alstom”, segundo colocado na licitação para implantar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Cuiabá e Várzea Grande, entrou com recurso contra o consórcio vencedor, o “VLT Cuiabá”, na tarde de segunda-feira (4), conforme o
MidiaNews antecipou.
O consórcio vencedor também recorreu da proposta apresentada pelos segundo e terceiro colocados (consórcio “Tranvia Cuiabá”).
O principal argumento do consórcio que está em segundo lugar é que o vencedor teria errado no cálculo da planilha de custos, levando a uma diferença de R$ 341 milhões.
Segundo informou a assessoria do consórcio liderado pela construtora Mendes Júnior, o documento protocolado na Secopa aponta equívocos nas propostas comercial e técnica do vencedor do certame.
O segundo colocado alega que o consórcio vencedor cometeu uma série de erros na planilha de preços que, somados, derrubariam a proposta em cerca de R$ 341 milhões, de um total de R$ 1,47 bilhão. Para o grupo, essas falhas são suficientes para desclassificar a proposta vencedora.
Já o terceiro colocado, “Tranvia Cuiabá”, bem como o consórcio “Expresso Verde”, que foi desclassificado da licitação, não recorreram.
Confira a formação dos consórcios que foram alvo de recursos e os preços apresentados: Consórcio "VLT Cuiabá": proposta de R$ 1.477.617.277,15Formado por cinco empresas: Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda, Astep Engenharia Ltda.
Consórcio "Mendes Junior/Soares da Costa/Alstom": R$ 1.547.152.071,95 Formado por três empresas: Mendes Junior Trading e Engenharia S.A, Sociedade de Construções Soares da Costa, Alstom do Brasil Engenharia e Transporte.
Consórcio "Tranvia Cuiabá": R$ 1.596.018.626,03
Formado por oito empresas: S/A Paulista Construções e Comércio, Trans Sistemas de Transporte S/A, Isolux Projetos e Instalações, Corsán-Corviam Construccion S/A, Isolux Ingeneria S/A, Vossloh España S/A, Vossloh Kiepe, Vetec Engenharia.