Cuiabá, Terça-Feira, 17 de Junho de 2025
GARGALOS NO TRÂNSITO
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SMTU vai punir motorista que fechar cruzamento na Capital

Fluxo de veículos dobrou na região central de Cuiabá, após início das obras da Copa

MidiaNews/Repórter MT

Avenida Isaac Póvoas é um dos gargalos do trânsito e fluxo demanda para vias como a Rubens de Mendonça (detalhe)

Avenida Isaac Póvoas é um dos gargalos do trânsito e fluxo demanda para vias como a Rubens de Mendonça (detalhe)

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Com o início das interdições parciais que ocorreram na Avenida Miguel Sutil e na Avenida Ciríaco Cândia, para realização das primeiras obras de travessia urbana para a Copa do Mundo de 2014, os motoristas passaram a concentrar suas rotas na área central da Capital, formando longos e cansativos congestionamentos, em vias como a Avenida Isaac Póvoas e a Prainha.
 
Filas quilométricas de carros e longo tempo de espera no trânsito passaram a fazer parte do cotidiano dos cuiabanos, principalmente no período da tarde, com a mudança no horário de expediente nas repartições públicas do Estado. Agora, o "horário de pico" se estende das 17h às 20h, diariamente.
 
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), aproximadamente cinco mil veículos trafegavam, por hora, pela Avenida Miguel Sutil.

Lislaine dos Anjos/MidiaNews

Intervenções na Avenida Miguel Sutil têm obrigado os motoristas a seguirem para a região central

Com as pequenas intervenções já feitas na Perimetral, grande parte dos motoristas resolveu se deslocar para a região central, aumentando, assim, o volume de veículos trafegando pelas estreitas ruas da Capital.
 
Para tentar colocar um pouco de ordem no caos, a SMTU e o Batalhão de Trânsito selecionaram dez cruzamentos que irão contar, a partir desta semana, com agentes para orientar os motoristas a exercitarem a paciência e respeitarem as leis de trânsito.
 
O ponto principal que irá ser reforçado pelos agentes é a necessidade de que os motoristas não “tranquem” os cruzamentos, aumentando ainda mais os congestionamentos.

Tal ação configura infração grave de trânsito e os motoristas que cometerem tal ato serão notificados, podendo vir a perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter que arcar com uma multa de R$ 127.
 
De acordo com o diretor de Trânsito da SMTU, Jackson Messias, essa foi a forma encontrada pela administração municipal para tentar disciplinar o trânsito na Capital ao longo dos próximos dois anos, enquanto durarem as obras de mobilidade urbana no município.
 
“Se o motorista verificar que, mesmo o sinal estando verde, não há como ele atravessar aquele trecho, ele deve aguardar para que tenha condições de atravessar aquela rua. Nessas primeiras semanas, nós estaremos orientando os motoristas e passaremos a notificar aqueles que insistirem em fechar os cruzamentos”, afirmou o diretor.
 
Messias revelou ao MidiaNews que a SMTU já está fazendo um estudo do tempo semafórico de cada cruzamento, e cogita de aumentar o tempo de sinal verde nas vias que apresentarem um fluxo maior de veículos e que impeçam a fluidez do trânsito.
 
Além disso, em vias longas, como é o caso da Avenida Isaac Póvoas, o órgão também pretende refazer a sincronização de todos os semáforos, para que, quando o primeiro sinal liberar o trânsito, todos os outros deem o sinal verde em sequência.
 
“Estaremos pintando algumas áreas também, para reforçar a demarcação de proibido trancar o cruzamento”, disse.
 
Rodízio

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apontou que a malha viária de Cuiabá comporta apenas 100 mil veículos, o que passa muito longe da realidade atual do município, que já possui uma frota de 315 mil veículos cadastrados.
 
Além disso, mais 115 mil veículos cadastrados em Várzea Grande e  veículos com placas de outros municípios também trafegam pelas ruas da Capital.
 
“Nós estamos defasados e essas obras de mobilidade urbana vêm justamente para melhorar a fluidez do trânsito, com vias mais largas”, disse Messias.
 
Ainda assim, a SMTU descarta a implantação de rodízio de placas na cidade, por achar que não há necessidade no momento, e por falta de agentes para fiscalizar se a ação, realmente, será obedecida.
 
“É muito prematuro para falar disso (rodízio), até porque não há estrutura humana suficiente para fazer esse controle. Cuiabá ainda não chegou esse ponto”, declarou.
 
Mudança de comportamento
 

Lislaine dos Anjos/MidiaNews

Diretor de Trânsito da SMTU, Jackson Messias: motorista cuiabano precisa ter paciência

Para Messias, os motoristas cuiabanos precisam mudar algumas “culturas” para que o trânsito possa fluir na cidade durante as obras da Copa do Mundo. Entre os comportamentos que precisam ser mudados está a mania de sair para o compromisso “em cima da hora” e de procurar vagas apenas em frente ao local que será visitado.
 
“Tem que ter muita paciência, tem que mudar a cultura. O cuiabano estava acostumado a sair de casa 15 minutos antes de seu compromisso e agora é necessário fazer um planejamento. O motorista cuiabano tem a cultura, também, de parar em frente ao local de destino. Agora, há uma necessidade dele andar um pouco mais”, disse.
 
Segundo o diretor, a população precisa se acostumar a usar mais os transportes coletivos e aposentar os veículos automotivos quando precisarem fazer curtos deslocamentos.
 
“Caminhar faz bem à saúde. Aquele trânsito curto que você faz para ir ao mercado, à padaria, você pode ir de bicicleta ou fazer uma caminhada. Isso vai ajudar a melhorar também a saúde dos cuiabanos. São culturas que precisarão ser adotadas pelos próximos anos na Capital”, afirmou.
 
A Secretaria quer fazer valer na Capital, ainda, a ação “Motorista Solidário”, para diminuir o número de veículos transitando pelas ruas.
 
“Precisamos praticar a ação do motorista solidário, dando carona para o vizinho que vai para a mesma direção, ou para o filho de um amigo que vai para a escola do seu filho. Na maioria dos carros em circulação, há apenas uma pessoa, que é o condutor”, disse o diretor da pasta.
 
Previsão de piora
 
A paciência dos motoristas terá que ser dobrada, ainda, após a interdição total de algumas vias para a construção das obras referentes ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o que deverá aumentar ainda mais o trânsito, principalmente nas avenidas Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e FEB.
 
“Se hoje, com apenas três obras e vias parcialmente interditadas, já estamos vivendo tardes de caos, congestionamentos que os cuiabanos não estavam acostumados, a tendência (com as obras do VLT) é que se aumente ainda mais”, prevê Messias.
 
O diretor acredita que a oportunidade é única para que os motoristas cuiabanos passem a conhecer realmente a cidade onde moram, explorando não somente os desvios montados pela SMTU, mas analisando as ruas dos bairros e montando para si a melhor rota a ser feita.
 
“O cuiabano vai ter que entrar nos bairros, conhecer as ruas para encontrar a melhor saída. Orientamos para que tenham paciência”, completou.



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COMENTÁRIOS
23 Comentário(s).

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Cris  22.05.12 18h41
Ademir... como vc não vê? È só procurar... eles estão sempre escondidos atrás de postes, em baixo de árvores. Camuflagem mesmo. Só para te multar. Em vez de melhorar o trânsito, só sabem multar... bando de ...
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Ademir  14.05.12 21h03
Existe amarelinhos ou guardas de trânsito em Cuiabá??? Fala sério, se existe nunca vejo, mas vejo por toda cidade gente sem cinto de segurança, usando comumente celulares ao volante, crianças e motociclistas sem capacete, entre outras aberrações, mas é claro NÃO TEM FISCALIZAÇÃO, os fantasminhas não existem!!!
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Roberto  14.05.12 20h38
Já passou da hora, mais infelizmente, tem um monte de motoristas bacanas, mal educados, poderosos, que acham que são melhores que os outros, se cada um der a vez, não fica complicado, facilita a vida de todo o motorista e não trancam o cruzamento e facilita a todos.
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Gustavo  14.05.12 19h57
Até que emfim alguém vai tomar uma atitude contra aqueles que insistem em fechar os cruzamentos.Até que enfim perceberam que a maioria dos semáforos em Cuiabá está em total falta de sincronia.Quanto tempo mais será preciso para perceberem que os motoristas de ônibus param no meio da rua para apanhar os passageiros,trancando o tráfego que vem atrás.Quanto tempo mais para perceberem que é preciso fazer os recúos nas calçadas largas dos pontos de ônibus e cobrar das empresas a capacitação de seus motoristas.Pena que só agora a SMTU está acordando para alguns destes problemas,pois isto já poderia ter sido resolvido a muito tempo e não só agora por causa da copa.Será que antes do início das obras não existiam engenheiros de tráfego na SMTU e estes problemas já não existiam também?
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maria  14.05.12 18h06
é isso ai o detran arrecada, ai o presidente do detran diz que não tem responsabilidades em certos assuntos de transito, repassa verba para os municipios e ai? o que o municipio de cuiaba faz com essa verba? sinais de pedestres e outras faixas a maioria apagadas e ai, cuiaba ta largada....agora que querem ver isso? faz tempo que ta essa bagunça em cuiaba autoridades tem que tomar vergonha na cara e investir a verba que o detran repassa..
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