Cuiabá, Domingo, 10 de Agosto de 2025
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Governo adia prazo de recurso e atrasa início da obra do VLT

Prazo se encerraria hoje, mas ficou para segunda; consórcio vai recorrer de edital

Edson Rodrigues/Secopa

O processo de licitação das obras do VLT em Cuiabá tem sido marcado por polêmicas

O processo de licitação das obras do VLT em Cuiabá tem sido marcado por polêmicas

LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O prazo para que os consórcios apresentassem recursos na licitação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) se encerraria nesta sexta-feira (1º). Mas, a pedido das empresas, o governador Silval Barbosa (PMDB) estendeu o prazo até a próxima segunda-feira (4).

“As empresas pediram mais prazo para contestação; então, ficou para a segunda-feira. Acatei o pedido para que os consórcios não venham ingressar na Justiça alegando que não tiveram prazo suficiente”, informou o governador.

Silval lembrou, ainda, que, se não houver nenhum recurso interposto até o final desse período, o contrato com o consórcio vencedor, o VLT Cuiabá (proposta de R$ 1,47 bilhão), será assinado e a ordem de serviço para início das obras já será expedida na próxima terça-feira (5).

Se algum consórcio entrar com recurso, a equipe de licitação da Secopa terá cinco dias úteis para avaliar as contestações, ou seja, até o dia 11 de junho.

O consórcio que ficou em segundo lugar na licitação do VLT, Mendes Junior/Soares da Costa/Alstom (proposta de R$ 1,54 bilhão), registrou, na ata da última sessão, que entrará com recurso contra a proposta técnica, o preço e a habilitação do consórcio VLT Cuiabá.

O grupo também recorrerá da proposta técnica e do preço apresentado pelo consórcio Tranvia Cuiabá (proposta de R$ 1,59 bilhão), que ficou em terceiro lugar na concorrência.

O consórcio que lidera o certame também registrou interesse em recorrer da proposta técnica e do preço apresentados pelos consórcios Mendes Junior/Soares da Costa/Alstom e Tranvia Cuiabá.

Já o consórcio Expresso Verde, que conta com empresas mato-grossenses (as construtoras Engeglobal e Três Irmãos), foi desclassificado devido ao alto valor proposto para implantar o VLT (R$ 1,85 bilhão).

Confira a formação dos consórcios que ainda estão na disputa e os preços apresentados:

Consórcio "VLT Cuiabá": proposta de R$ 1.477.617.277,15
Formado por cinco empresas: Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda, Astep Engenharia Ltda.

Consórcio "Mendes Junior/Soares da Costa/Alstom": R$ 1.547.152.071,95
Formado por três empresas: Mendes Junior Trading e Engenharia S.A, Sociedade de Construções Soares da Costa, Alstom do Brasil Engenharia e Transporte.

Consórcio "Tranvia Cuiabá": R$ 1.596.018.626,03
Formado por oito empresas: S/A Paulista Construções e Comércio, Trans Sistemas de Transporte S/A, Isolux Projetos e Instalações, Corsán-Corviam Construccion S/A, Isolux Ingeneria S/A, Vossloh España S/A, Vossloh Kiepe, Vetec Engenharia.



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4 Comentário(s).

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Rocha  01.06.12 19h22
Como o governo é BONZINHO, pela MILÉSIMA VEZ, com as COITADAS das empresas! Que tal atender ao clamor DO PATRÃO QUE PAGA TUDO (NÓS, O POVO) e começar ANTEONTEM essa joça de VLT?!! VLT: Vai Levar Trinta...anos para ficar pronto! Ou: Vai Levando Travado!
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Tomás  01.06.12 18h29
Ninguem está pensando no isolamento que vai ficar a cidade dividida ao meio pelos trilhos do trem? Acham que vão construir passarelas em cada esquina? Não vai dar para atravessar mais nenhuma destas avenidas nem com carro nem á pe! Vai ficar igual os bairros de São Paulo em que o metro passa na superfície, divididos! Só passa por pontes por cima do trem.
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Ueberson Alves  01.06.12 13h23
Até quando vai adiar esse VLT...
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celia senna  01.06.12 12h51
tao brincando com coisa seria? como pensam transportar pessoas no mundial, nas costas? acorda autoridades, o prazo esta passando!
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