Cuiabá, Sábado, 2 de Agosto de 2025
EM CAUSA PRÓPRIA
08.03.2012 | 09h47 Tamanho do texto A- A+

Vereador tenta emplacar salário para presidente de bairro

Carioca, do PDT, diz que líder comunitário é quem desempenha a função de vereador

MidiaNews/Diário de Cuiabá

Vereador temporário, Carioca (detalhe) quer fazer média com presidentes de bairros

Vereador temporário, Carioca (detalhe) quer fazer média com presidentes de bairros

ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO
O ex-presidente do bairro Parque Cuiabá e suplente de vereador, Hermes da Silva Filho (PDT), o "Carioca", que ocupa a vaga de Adevair Cabral (PDT), tenta emplacar um projeto que autoriza o pagamento de salário para líderes de comunidades, assim como ele.

A proposta é que cada um dos 310 representantes de bairros em Cuiabá recebam um rendimento de R$ 1,5 mil por mês.

A justificativa apresentada pelo vereador temporário é de que, em todas as localidades, os presidentes são quem, realmente, desempenham a função de vereador. Por isso, a ideia inicial era de que a Prefeitura de Cuiabá retirasse 5% do salário de cada um dos 19 vereadores.

Um dos primeiros a apontar a medida como inconstitucional foi o vereador Deucimar Silva (PP), ex-presidente do Legislativo cuiabano. “É ilegal reduzir salário, e temos outras formas de arrecadar uma quantia para apoiar o trabalho nos bairros”, observou o progressista.

Carioca, no entanto, disse que apresentou a ideia para "testar o caráter de cada vereador" e saber quem estaria do lado da população. Ele também propôs que se retire 0,25% da energia elétrica paga pela Prefeitura por iluminação pública e se repasse o valor aos presidentes de bairros.

Contudo, o vereador não soube informar como seria feita a distribuição do "salário" e tampouco quem seria responsável por organizar o montante. Sobre quanto seria arrecadado com a medida, Carioca disse: “Milhões... Dá e sobra para pagar todos os presidentes de bairro”.

O secretário-adjunto de Estado de Assuntos Comunitários, Benjamin Franklin Lira, afirmou que a medida é inconstitucional, pois barra no estatuto que regula a atividade. “Está bem claro no estatuto que a função de presidente de bairro é sem fins lucrativos. O vereador Carioca está mal assessorado, ao apresentar essa ideia”, criticou.

Benjamin lembrou que, em 2000, o então vereador Benedito Cesarino conseguiu emplacar um projeto semelhante. Segundo ele, havia um auxílio financeiro de aproximadamente R$ 2 mil destinados à União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairro (Ucamb) e também para a União Coxipoense de Associação de Moradores de Bairro (Ucam).

Contudo, o então prefeito Wilson Santos (PSDB)  bloqueou a ajuda, por entender que a Prefeitura não tinha condições de manter o benefício.

Vale lembrar que todos os presidentes de bairro já recebem um auxílio-transporte. Cada um ganha cerca de 20 passagens de ônibus por mês.

Apesar da tentativa de emplacar o polêmico projeto em ano eleitoral, o vereador Carioca garantiu que não será candidato e que não desempenha papel de líder em comunidades há muitos anos. Mesmo negando que o valor seja retirado dos salários dos parlamentares, o vereador garante que todos estão apoiando a ideia.

O secretário Franklin, todavia, acha que diz que dificilmente a opinião do suplente de vereador será levada em conta, já que haveria necessidade de prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). E ainda reiterou que a matéria é inconstitucional.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
19 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

LUCIMARA FERREIRA LIMA COVALESKI  03.01.13 19h04
ja estava hora reconheceren presidente bairro somos usados e jogados muitos vereador se benificia trabalho do lider comunitario e naoi da seu valor
8
0
rogerio rodrigues de almeida  12.06.12 18h54
Eu só Presidente de bairro até agora só tenho gasto. Os candidatos a vereadores nós procura agora porque e ano politico e sabe que temos os moradores do nosso bairro. Mais o salario para nos manter eles não aprova...
6
1
joão  09.03.12 00h14
A maioria dos presidentes de bairro, nada fazem.Assim que se elegem,ja ganham algum emprego da prefeitura,entao por esse favor recebido eles ficam de mãos atadas, sem poder cobrar do prefeito melhoria para o bairro.Eu falo isso porque aqui no meu bairro onde moro tem um enorme de um buraco no asfalto e a presidente de bairro ainda não conseguiu enchergar.Então para que serve presidente de bairro,para que receber salario,pra fazer nada?e olha que fazem uns dois anos que existe o tal buraco.
2
6
Heródoto  08.03.12 17h10
Literalmente vergonhosa a proposta. Esse vereador devia ser preso por idéias tão corruptas como esta proposta.
3
9
João Gomes  08.03.12 15h38
Absurdo. É caso de policia. Como podem votar num "cara" desse?
2
9