Cuiabá, Domingo, 3 de Agosto de 2025
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Má qualidade de brita atrasa entrega de viaduto

Elevado deveria ter sido inaugurado em 29 de agosto pela Secopa

Edson Rodrigues/Secopa

Viaduto do Despraiado: obra segue sem data definida de inauguração

Viaduto do Despraiado: obra segue sem data definida de inauguração

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O secretário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, informou, na manhã desta sexta-feira (6), que o atraso na inauguração do Viaduto do Despraiado, na Avenida Miguel Sutil, foi motivado pela falta de qualidade da brita utilizada no asfaltamento do leito da via.

A declaração foi dada durante a visita do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ao canteiro de obras da Arena Pantanal, no bairro Verdão.

Guimarães disse a obra ainda não foi concluída porque o material, obtido no Distrito da Guia (27 km ao Norte de Cuiabá), “não era bom”.

“Tivemos um problema de incompatibilidade da brita da Guia, que não deu traço suficiente para fazer a última camada de asfalto com a qualidade que é cobrada [no contrato]”, disse.

"Não vamos entregar obra para ter que ser refeita depois"

De acordo com o secretário, foi necessário que o Consórcio Atracon – formado pelas empresas Atrativa Engenharia Ltda. e Constral Construtora Ltda. – buscasse o material na Serra de São Vicente (87 km ao Sul da Capital), o que acabou por comprometer, “em alguns dias”, o cronograma da obra.

“Não vamos entregar obra para ter que ser refeita”, afirmou.

Guimarães se negou a revelar uma nova data para inauguração da obra, que, conforme foi informado por ele anteriormente, dará início a uma “série de inaugurações” na Capital. A mesma postura foi tomada pelo governador Silval Barbosa (PMDB), durante o evento desta sexta-feira.

No entanto, segundo o secretário, há “várias obras prontas para serem entregues” na cidade, e o Estado começará a entregá-las para uso da população ainda neste mês de setembro.

Fase atual


Segundo informações da equipe de engenharia da Secopa, atualmente, a obra do Viaduto do Despraiado se encontra em fase de pavimentação de todo o elevado e das vias marginais (que dão acesso aos bairros adjacentes).

Além disso, o consórcio Atracon segue realizando as obras complementares, como a recuperação e construção de calçadas e a instalação de sinalização horizontal e vertical nas vias.

"Tivemos um problema de incompatibilidade da brita da Guia, que não deu traço suficiente para fazer a última camada de asfalto com a qualidade que é cobrada"

A obra


O Viaduto do Despraiado tem 325 metros de comprimento e nove metros de altura, em seu ponto mais alto.

O projeto compreende, além da construção da obra de arte em si, o alargamento da Avenida Miguel Sutil em alguns trechos e a restauração da pavimentação da via.

A obra inteira é de 1,8 km, do acesso à Rodoviária até a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal, e engloba serviços de drenagem, pavimentação, sinalização e calçamento.

Orçada em R$ 18,9 milhões, o Viaduto do Despraiado integra o pacote de Travessia Urbana – acordo firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado, no valor de R$ 165,7 milhões.

Uso da população


Quando o viaduto estiver liberado para uso, o trânsito na região será alterado. Dessa forma, o motorista que estiver trafegando pela Avenida Miguel Sutil e quiser continuar na via, passará por cima e percorrerá toda a extensão do elevado.

O motorista que quiser seguir em direção aos bairros Santa Marta, Despraiado, Araés e Quilombo, deverá trafegar pela pista marginal da Perimetral, acessando a rotatória já existente no local e que será reestruturada para suprir o fluxo de veículos.

Travessia Urbana


O pacote visa ao tratamento viário das rodovias federais 163,364 e 070 – que cortam Cuiabá e Várzea Grande pelas avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e FEB.

Além do viaduto, estão presentes no pacote as obras das trincheiras da Jurumirim/Trabalhadores, Santa Rosa e Verdão, também na Avenida Miguel Sutil; o Viaduto Dom Orlando Chaves, na Avenida da FEB; e o Complexo Viário do Tijucal (combinação de viaduto e trincheira), na Avenida Fernando Corrêa da Costa.



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COMENTÁRIOS
28 Comentário(s).

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rosana  20.10.13 08h05
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Cesar Dias  11.09.13 09h33
Quanto lero-lero!! A abrasão tanto das britas vindo da guia como as da serra de são vicente são as melhores que existem no mercado!! Desafogar o transito é o que o povo precisa!! Agora, protelar a inauguração de uma obra por conta de brita? é muito lero-lero pro meu gosto!!! quanta morosidade!!!
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Julião  10.09.13 09h39
Agora é a culpa da BRITA , você acha que o povo é tonto como você? A mesma Brita ruim desse viaduto é a mesma que esta sendo utilizada na viaduto da Sefaz que já esta sendo entregue. A Arena Pantanal deve estar utilizando a mesma Brita de má qualidade então? Esperar para ver.
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José Cesar  09.09.13 21h49
Brita ??? Meu deus, que vergonha !!!
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DIRSO DENIS DA SILVA  09.09.13 20h42
Já é a segunda obra a apresentar um tipo de defeito na reta final eles sempre apresentam algum tipo de defeito, e agora qual será a próxima? Vamos aguardar pra ver!
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