LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O secretário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, informou, na manhã desta sexta-feira (6), que o atraso na inauguração do Viaduto do Despraiado, na Avenida Miguel Sutil, foi motivado pela falta de qualidade da brita utilizada no asfaltamento do leito da via.
A declaração foi dada durante a visita do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ao canteiro de obras da Arena Pantanal, no bairro Verdão.
Guimarães disse a obra ainda não foi concluída porque o material, obtido no Distrito da Guia (27 km ao Norte de Cuiabá), “não era bom”.
“Tivemos um problema de incompatibilidade da brita da Guia, que não deu traço suficiente para fazer a última camada de asfalto com a qualidade que é cobrada [no contrato]”, disse.

"Não vamos entregar obra para ter que ser refeita depois"
De acordo com o secretário, foi necessário que o Consórcio Atracon – formado pelas empresas Atrativa Engenharia Ltda. e Constral Construtora Ltda. – buscasse o material na Serra de São Vicente (87 km ao Sul da Capital), o que acabou por comprometer, “em alguns dias”, o cronograma da obra.
“Não vamos entregar obra para ter que ser refeita”, afirmou.
Guimarães se negou a revelar uma nova data para inauguração da obra, que, conforme foi informado por ele anteriormente, dará início a uma “série de inaugurações” na Capital. A mesma postura foi tomada pelo governador Silval Barbosa (PMDB), durante o evento desta sexta-feira.
No entanto, segundo o secretário, há “várias obras prontas para serem entregues” na cidade, e o Estado começará a entregá-las para uso da população ainda neste mês de setembro.
Fase atualSegundo informações da equipe de engenharia da Secopa, atualmente, a obra do Viaduto do Despraiado se encontra em fase de pavimentação de todo o elevado e das vias marginais (que dão acesso aos bairros adjacentes).
Além disso, o consórcio Atracon segue realizando as obras complementares, como a recuperação e construção de calçadas e a instalação de sinalização horizontal e vertical nas vias.

"Tivemos um problema de incompatibilidade da brita da Guia, que não deu traço suficiente para fazer a última camada de asfalto com a qualidade que é cobrada"
A obraO Viaduto do Despraiado tem 325 metros de comprimento e nove metros de altura, em seu ponto mais alto.
O projeto compreende, além da construção da obra de arte em si, o alargamento da Avenida Miguel Sutil em alguns trechos e a restauração da pavimentação da via.
A obra inteira é de 1,8 km, do acesso à Rodoviária até a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal, e engloba serviços de drenagem, pavimentação, sinalização e calçamento.
Orçada em R$ 18,9 milhões, o Viaduto do Despraiado integra o pacote de Travessia Urbana – acordo firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado, no valor de R$ 165,7 milhões.
Uso da populaçãoQuando o viaduto estiver liberado para uso, o trânsito na região será alterado. Dessa forma, o motorista que estiver trafegando pela Avenida Miguel Sutil e quiser continuar na via, passará por cima e percorrerá toda a extensão do elevado.
O motorista que quiser seguir em direção aos bairros Santa Marta, Despraiado, Araés e Quilombo, deverá trafegar pela pista marginal da Perimetral, acessando a rotatória já existente no local e que será reestruturada para suprir o fluxo de veículos.
Travessia UrbanaO pacote visa ao tratamento viário das rodovias federais 163,364 e 070 – que cortam Cuiabá e Várzea Grande pelas avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e FEB.
Além do viaduto, estão presentes no pacote as obras das trincheiras da Jurumirim/Trabalhadores, Santa Rosa e Verdão, também na Avenida Miguel Sutil; o Viaduto Dom Orlando Chaves, na Avenida da FEB; e o Complexo Viário do Tijucal (combinação de viaduto e trincheira), na Avenida Fernando Corrêa da Costa.