A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) alterou a data para sessão de abertura das propostas da licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o dia 15 de maio.
Esta é a segunda vez que o Governo adia a abertura dos envelopes. Inicialmente lançado em 20 de fevereiro, o edital foi republicado 15 dias depois, por orientação do Tribunal de Contas da União (TCU), que considerou insuficiente o prazo destinado à consulta públoca.
A abertura estava prevista para a próxima segunda-feira (23), mas foi remarcada porque, segundo nota da Secopa, várias empresas interessadas em participar da licitação solicitaram um prazo maior para montar as propostas, uma vez que a obra envolve áreas complexas nos ramos da engenharia e tecnologia.
A nova data será oficializada em publicação nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial do Estado.
“A complexidade das propostas da maior licitação já realizada em Mato Grosso e a necessidade de atender a todas as exigências técnicas e da legislação justificam o pedido das empresas participantes”, disse, por meio da assessoria, o secretário interino da Copa, Maurício Guimarães, que substitui Eder Moraes, demitido na quarta-feira (18) pelo governador Silval Barbosa.
A licitação está sendo feita nos moldes do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que permite a contratação integrada dos projetos básicos, executivos, execução das obras, fornecimento e montagem de sistemas e material rodante.
O sistemaSegundo projeto já divulgado pela Agecopa, o VLT será implantado no canteiro central nos itinerários CPA - Aeroporto e Coxipó - Centro, com uma extensão de 22,2 km.
O volume de ônibus e veículos de passeio que circulam pelas avenidas será reduzido, quando o novo modal entrar em operação.
Os ônibus convencionais alimentarão o sistema de VLT, levando os passageiros dos bairros até uma das estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos no canteiro central das avenidas Rubens de Mendonça, Prainha, FEB e Fernando Correa da Costa.
Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA - Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá.
O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.
Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande.
O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.