Cuiabá, Domingo, 10 de Agosto de 2025
POLÊMICA DO VLT
Tamanho do texto A- A+

Pela segunda vez, Secopa adia o edital de licitação

Segundo o Governo, outras empresas mostraram interesse em participar do processo

Secopa

Maquete do sistema VLT na Avenida Fernando Correa: obra seria lançada no dia 23, mas é adiada pela segunda vez

Maquete do sistema VLT na Avenida Fernando Correa: obra seria lançada no dia 23, mas é adiada pela segunda vez

DA REDAÇÃO
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) alterou a data para sessão de abertura das propostas da licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o dia 15 de maio.

Esta é a segunda vez que o Governo adia a abertura dos envelopes. Inicialmente lançado em 20 de fevereiro, o edital foi republicado 15 dias depois, por orientação do Tribunal de Contas da União (TCU), que considerou insuficiente o prazo destinado à consulta públoca.

A abertura estava prevista para a próxima segunda-feira (23), mas foi remarcada porque, segundo nota da Secopa, várias empresas interessadas em participar da licitação solicitaram um prazo maior para montar as propostas, uma vez que a obra envolve áreas complexas nos ramos da engenharia e tecnologia.

A nova data será oficializada em publicação nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial do Estado.

“A complexidade das propostas da maior licitação já realizada em Mato Grosso e a necessidade de atender a todas as exigências técnicas e da legislação justificam o pedido das empresas participantes”, disse, por meio da assessoria, o secretário interino da Copa, Maurício Guimarães, que substitui Eder Moraes, demitido na quarta-feira (18) pelo governador Silval Barbosa.

A licitação está sendo feita nos moldes do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que permite a contratação integrada dos projetos básicos, executivos, execução das obras, fornecimento e montagem de sistemas e material rodante.

O sistema

Segundo projeto já divulgado pela Agecopa, o VLT será implantado no canteiro central nos itinerários CPA - Aeroporto e Coxipó - Centro, com uma extensão de 22,2 km.

O volume de ônibus e veículos de passeio que circulam pelas avenidas será reduzido, quando o novo modal entrar em operação.

Os ônibus convencionais alimentarão o sistema de VLT, levando os passageiros dos bairros até uma das estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos no canteiro central das avenidas Rubens de Mendonça, Prainha, FEB e Fernando Correa da Costa.

Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA - Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá.

O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.

Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande.

O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.



Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
10 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Jose Marilson  22.04.12 17h37
E uma vergonha p/ nos Matogrossense ter no comando do estado alguém tão incompetente, e o pior que ele realmente acredita que as obras prometidas irão ficar prontas p/ copa.
0
0
Julio Andre  20.04.12 16h50
Goiania, Campo Grande, Florianópolis e outras agradecem as trapalhadas do governo MT que assim com luva de pelica dao um tapa na cara da FIFA e CBF por nao terem ouvido que Cuiabá nao tinha condicao de sediar jogos, e nao adianta falar que existam pessoas torcendo contra, afinal sao eles que estao enfiando os pés pelas maos.
0
0
carlos  20.04.12 14h00
As pessoas gestora deste estado esta brincando com coisa séria. Assumimos a responsabilidade de construir um novo estadio de futebol e melhorar nossa infra estrutura de transporte, mas estamos diante de se transformar em um caos. Ta ficando dificil e insustentavel ver tanto desleixo com que assumimos.A politica esta entrando em setores onde não deveria. Acorda Mato Grosso.
0
0
Diego  20.04.12 13h11
O fato é que não espero que esse VLT fique pronto até a Copa, mas que pelo menos inicie as obras, em algum momento vai estar pronto e toda a população do Mato Grosso vai ganhar com isso. Se o VLT não sair, culpa desses políticos orgulhosos e invejosos, que não preciso citar nomes, mas está claro os interesses deles por traz disso, são contra o Mato Grosso e só querem aparecer, e conseguiram, são agora os responsáveis pelo fracasso da copa. Suguem bastante esse mandato, pq meu voto não vão ganhar nos próximos.
0
0
Jeferson Matos.  20.04.12 13h03
Vergonhoso senhor Silval =/
0
0