Cuiabá, Domingo, 10 de Agosto de 2025
CARGO POLÍTICO
04.03.2012 | 14h17 Tamanho do texto A- A+

Indefinição de Henry pode ocasionar disputa pela Saúde

Governador cobra de deputado federal posição sobre retorno à polêmica pasta

Secom/MT

Indefinição de Henry pode levar a uma disputa partidária pelo comando da Saúde em MT

Indefinição de Henry pode levar a uma disputa partidária pelo comando da Saúde em MT

LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO

O governador Silval Barbosa (PMDB) está cobrando, até de forma sistemática, do ex-secretário de Saúde, Pedro Henry (PP), uma definição sobre seu retorno para o comando da pasta.

“O governador conversou comigo e me cobrou uma posição. Mas, eu ainda não posso dá-la, por questões pessoais. Não só de saúde, mas também questões políticas, que eu preciso avaliar”, revelou Henry, em entrevista ao MidiaNews. Ele disse, ainda, que não tem previsão de quando definirá sua situação, e que o governador não deu nenhum prazo para isso, apesar da cobrança.

Em janeiro passado, o deputado federal justificou o não retorno à pasta, alegando um tratamento médico. Agora, alega que sua atuação na Câmara Federal o impede de voltar.

“Estou participando de uma negociação para conseguir mais recursos para a Saúde em todo o Estado. Estamos reorganizando a rede de Saúde, pois muitos municípios, inclusive Cuiabá, estão com dados defasados junto ao Ministério da Saúde, como número de leitos cadastrados inferior ao existente. E, como deputado, tenho mais força para fazer essa negociação junto ao Governo Federal do que teria como secretário”, justificou.

Pedro Henry pediu exoneração do comando da secretaria e reassumiu seu mandato de deputado federal no final de 2011, com a intenção de indicar emendas parlamentares no Orçamento Geral da União 2012.

Ele deixou o cargo prometendo voltar neste ano, e chegou a ser nomeado pelo governador Silval Barbosa (PMDB) como secretário, em 16 de janeiro.

No entanto, não se licenciou do cargo e foi acusado de acumular cargos ilegalmente, sendo alvo de uma representação movida pela ONG Moral (Movimento Organizado pela Moralidade Pública e Cidadania), que pede sua cassação na Câmara Federal.

Diante da repercussão negativa, Silval exonerou Henry em 30 de janeiro e manteve o secretário-adjunto Vander Fernandes como titular da pasta.

Disputa

Com orçamento de cerca de R$ 1 bilhão, a Saúde é uma das pastas que mais recebem recursos e, portanto, uma das mais cobiçadas do governo estadual.

A indefinição de Henry pode acabar resultando em uma verdadeira guerra entre os partidos da base pelo comando da secretaria. A cúpula do PR reclamou, em diversas ocasiões, da diminuição do partido no staff, e reivindicou mais secretarias.

O PSD é outro partido que pode vir a ser contemplado com a pasta, pois é um dos maiores da base, segundo o próprio Silval. Nesta quinta-feira (1º), o governador adimtiu que a sigla nasceu grande e o espaço que ocupa no Governo é pequeno.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
5 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

PAULO CÉSAR  05.03.12 14h51
ACHO QUE O POVO MATOGROSSENSE, MERECE UMA SAÚDE DE 1ª COM PESSOAS PREPARADAS PARA MELHORAR A SAÚDE, NA MINHA OPINIÃO ACHO QUE O GOVERNADOR TERIA QUE ESCOLHER O DR° ARAY QUE É DO PSD, UM MÉDICO COMPETENTE, PREPARADO E SEGURO EM TUDO QUE FAZ, A SAÚDE PEDE SOCORRO!!!
0
0
Allan G. Senna  05.03.12 12h03
Brincadeira né? Pedro Henry secretario da pasta que tem o maior orçamento, é o mesmo que colocar a raposa tomando conta do galinheiro. O nobre deputado esta envolvido em todas falcatruas e ainda o governador insiste em coloca-lo como secretario por que sera hein?Ai tem, haaa se tem.
0
0
Elaine  05.03.12 07h17
É por esse e por outras trapalhadas que a Sáude de MT é destaque negativo em tudo quanto é pesquisa. Por favor, coloque quem se importa com a vida dos cidadãos deste Estado e chega de sanguessugas.
0
0
FLAVIO RIVERA  04.03.12 18h10
Ainda tem duvida sr. Governador? Precisa dizer mais alguma coisa a respeito de como esta a saude de MT ? O Senhor ainda tem coragem de chamar este senhor de volta pra pasta da saude ? Cadê o povo Cuiabano, aqueles que defenden a nossa querida Cuiaba?
0
0
Robson  04.03.12 17h21
Como diz na matéria : " A Saúde tem cerca de 1bilhão de Reais " de verbas ? E é por isso que é uma das pastas mais cobiçadas ! Mas......porque será essa cobiça toda ? Só pra mostrarem serviço é que não deve ser !!! É uma nojeira a politica neste país !
0
0