Cuiabá, Quarta-Feira, 6 de Agosto de 2025
PLANO DOS SERVIDORES
20.02.2013 | 21h48 Tamanho do texto A- A+

Fórum Sindical propõe mudança na gestão do MT Saúde

Proposta é criar um conselho deliberativo e limitar ajuda do governo

Thiago Bergamasco/MidiaNews

O sindicalista Gilmar Brunetto, que defende conselho deliberativo no MT Saúde

O sindicalista Gilmar Brunetto, que defende conselho deliberativo no MT Saúde

LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O Fórum Sindical de Mato Grosso apresentou ao governador Silval Barbosa (PMDB) uma proposta de reestruturação do MT Saúde. Se aprovada, segundo a entidade, haverá autonomia financeira e administrativa ao plano de saúde dos servidores de Mato Grosso.

A intenção é criar um conselho deliberativo e fiscal para presidir o plano, em substituição ao atual regime presidencialista.

De acordo com um dos coordenadores do Fórum, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empaer, Gilmar Brunetto, a reforma do plano traria saúde financeira e mais transparência.

"“Queremos, também, limitar a ajuda do governo a 30% dos gastos do plano. Hoje, o Governo do Estado banca mais da metade das despesas do MT Saúde"

“Se fizermos essa reforma, em dois ou três meses o MT Saúde estará saneado e fortalecido. A ideia é criar um conselho deliberativo e fiscal, com poder de decisão”, disse o sindicalista.

Brunetto informou que a proposta foi entregue ao governador no fim do ano passado, e ao novo secretário de Administração, Francisco Faiad (PMDB), em janeiro, logo que ele assumiu a pasta. No dia 4 de março haverá uma nova reunião do Fórum, e os sindicalistas esperam ter, até lá, uma resposta do governo.

A proposta de mudança do MT Saúde é inspirada no plano do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul que, de acordo com Brunetto, é financeiramente viável com a contribuição de 25% do Estado.

Outra alteração defendida pelo Fórum Sindical, e que já está sendo estudada pela direção do MT Saúde, é quanto à mudança no sistema de cobrança dos usuários. “O MT Saúde hoje é um plano familiar, e a contribuição de cada servidor é calculada com base na faixa salarial”, explicou Brunetto.

“O presidente do MT Saúde, Flavio Taques da Silva, propôs, e nós apoiamos, que ele passe a ser cobrado por pessoa, incluindo dependentes. Dessa forma, continuará sendo mais barato que um plano de saúde comum, e ainda poderá atrair novos filiados, e ainda terá sustentabilidade. Os solteiros, por exemplo, hoje não têm interesse em aderir ao MT Saúde”, afirmou.

“Queremos, também, limitar a ajuda do governo a 30% dos gastos do plano. Hoje, o Governo do Estado banca mais da metade das despesas do MT Saúde, e isso vem só aumentando”, completou Brunetto.

Colegiado

O conselho deliberativo proposto pelos sindicalistas passaria a ser responsável pela definição da política geral de administração do instituto e de seus planos de benefícios, e as decisões seriam colegiadas.

Entre as atribuições do conselho, estariam aprovar o plano de ação do instituto; aprovar alterações no regimento interno; opinar na definição da política de assistência à saúde dos beneficiários; aprovar alterações no regulamento do plano; aprovar os critérios a serem observados quanto aos direitos e aplicação de penalidades aos beneficiários; aprovar a proposta do orçamento anual e plurianual; e indicação dos nomes dos ocupantes dos cargos comissionados de direção e assessoramento do MT Saúde.

O conselho seria composto pelo presidente do MT Saúde; um representante indicado pelo governador do Estado; um representante indicado pelo Secretário de Estado de Administração; dois representantes dos servidores ativos que forem beneficiários do MT Saúde; e dois representantes dos servidores inativos que forem beneficiários do MT Saúde.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
9 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

laercio jose de aguiar  11.03.13 14h26
gostaria de saber sobre o MT saude, quando é que vamos ter o nosso plano de saude, moro em Caceres e aqui não atende em lugar algum, e os o cartão mt saude cade não recebi até hoje obrigado ..
1
0
Luiz Carlos  22.02.13 11h30
É muitas reuniões, mas no momento, não se fala quando o interior do estado vai ser lembrado pelo MT `SAÚDE, A capital sim, está sendo atendida, será que teremos que deslocar do interior, para fazer tratamento na capital.
1
0
Maurício  22.02.13 07h47
Esse MT "Sáude" já caiu em descredito perante seus associados há muito tempo... quando se perde a credibilidade e a confiança do usuário, pode encerrar e partir pra outra, pois ninguém salva o que já está morto...
1
0
luiz carlos de souza  21.02.13 18h48
O correto é todos os filiaddos cancelarem suas adesões, pois até agoro so fomos lesados e ninguém fez nada, o MT já faliu, assim como o governo Sinval.
0
0
jeronima  21.02.13 17h37
Ate´que enfim uma luz no fim do tunel,aguardamos que o sr.governador aceite,porque vai ser melhor para todo mundo ate´dia 5.....
1
1