Cuiabá, Quarta-Feira, 6 de Agosto de 2025
EFEITO BLAIRO MAGGI
13.03.2013 | 07h25 Tamanho do texto A- A+

“Falhas no MT Saúde vêm desde sua criação", diz Faiad

Secretário rebate críticas de senador à gestão do plano do saúde do Estado

MidiaNews

Francisco Faiad reagiu às críticas de Maggi e defendeu o atual modelo de gestão

Francisco Faiad reagiu às críticas de Maggi e defendeu o atual modelo de gestão

LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
O secretário de Administração, Francisco Faiad (PMDB), afirmou que os problemas do MT Saúde  tiveram origem “muito antes” do Governo Silval Barbosa (PMDB).

Ele reagiu às declarações do senador Blairo Maggi (PR), de que os problemas do plano de saúde dos servidores públicos estaduais são decorrentes da forma como o processo vem sendo conduzido nos últimos anos, após ele deixar o Governo do Estado.

Maggi renunciou ao cargo para disputar o Senado e no seu lugar assumiu o então vice-governador, Silval Barbosa (PMDB).

Faiad admitiu que o Estado perdeu muitos segurados, que migraram para outros planos. Porém, considerou que as falhas do MT Saúde se devem a “erros e vícios de origem”, e também do “gerenciamento falho” e supostos rombos que teriam ocorrido desde a criação do plano, em 2003.

“Mas, não cabe ao Governo se manifestar sobre isso. É uma questão que está na alçada da Polícia, do Ministério Público, da Auditoria do Estado e também da CPI do MT Saúde”, disse o secretário.

“O atual Governo está empenhado em dar uma solução adequada ao plano, atuando de forma segura para torná-lo viável. Fazer com que o MT Saúde possa desempenhar suas tarefas de garantir atendimento médico hospitalar e laboratorial é ferramenta estratégica do Governo, na política de valorização do funcionalismo”, afirmou Faiad.

O secretário disse que toda a dívida com a rede credenciada já foi “praticamente liquidada”, com o pagamento de R$ 14,3 milhões, nos últimos dois meses.

Segundo Faiad, a meta do Governo, uma vez reestruturada a dívida, é ampliar a rede de atendimento.

“Vamos demonstrar que o plano é confiável, e aumentar o número de contratos com hospitais e médicos credenciados. Depois disso, o próximo passo será atrair de novo o funcionário público, do Governo e de outros poderes, que também precisam acreditar no MT Saúde”, disse.

Faiad observou ainda que conta com dois aliados fundamentais nessa tarefa: o Fórum Sindical, que congrega as entidades sindicais do funcionalismo estadual, e a Assembleia Legislativa.

“Precisamos do apoio institucional e político para essa missão. O Governo tem toda boa vontade e quer o MT Saúde mais forte”, afirmou.

Críticas de Maggi

Na avaliação do ex-governador Blairo Maggi, os constantes atrasos no pagamento da rede credenciada do MT Saúde no Governo Silval levaram à perda de confiança do usuário e, consequentemente, a uma debandada de afiliados (Leia mais AQUI).

Desse modo, de acordo com Maggi, o plano passou a enfrentar problemas financeiros, decorrentes da redução do número de servidores conveniados.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
12 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

eliete fernandes dos santos paes  22.03.13 16h06
Eu gostaria que vcs políticos, resolvessem o problema do MT Saúde,em vez de ficarem se alfinetando. Falhas existem e estão claras, mas , até qdo ficaremos pagando por um plano de saúde sem atendimento? Onde está indo parar o dinheiro que continua saindo do nosso contra-cheque? Precisamos de respostas.
0
0
robison gomes  13.03.13 20h09
robison gomes, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Aline Almeida  13.03.13 13h52
Dr. Faiad criticas existem e devem ser ouvidas,respeitadas e resolvido o problema,que não e o caso do MT Saúde que neste governo desconta o dinheiro do funcionário e não presta serviço.Minha mãe é cardiaca sofre de pressão alta e o médico cardiologista dela de muiiitos anos não esta no plano MT Saude esta descarregando as sua consultas no Pronto Atendimento do Santa Rosa ,ela enviou e-mail há um mes atrás para a Ouvidoria do MT Saúde falando do seu problema e até a data de hoje não responderam.Pergunto: Esse é o tratamento que vcs dão aqueles funcionários que pagam tofdo mês? A culpa é de quem?Da minha mãe que descontam todo mês dela,e o desconto não é pouco não,?OU é de vcs que não sabem administrar?
4
0
Garibaldi Reis  13.03.13 13h44
Dr. Faiad, vamos deixar os desvios, falcatruas etc e tal para os operadores da lei e da justiça. Vamos focar na ampliação da rede de credenciados e trabalhar estratégicamente para o fortalecimento do MT Saúde, para que os usuários-contribuintes do plano tenham atendimento dignino e humano. Mais ações e menos conversa; conversa não enche barriga...
4
0
Sonia Maria Fernandes  13.03.13 09h52
Dr. Faiad, até agora o senhor não mostrou a que veio,portanto, esta postura de tentar "arrumar" outro culpado que não o Governo atual não vai colar! Basta uma pesquisa com o servidores públicos(que no governo Maggi tiveram aumento todos os anos,a Escola de Governo funcionava e todos se orgulhavam de trabalhar no Governo)e veremos que os problemas começaram após a saída de Maggi. O senhor como Advogado e conhecedor de leis sabe que a ética é fundamental aos homens públicos,porém além de saber precisa usá-la. Mostre porque sentou nesta cadeira ou volte ao seu escritório!
16
2